Notícias


3ª Festa Municipal do Morango, em Pelotas, ocorre de 1º a 17 de novembro

Mais bancas proporcionarão a venda direta da fruta do produtor ao consumidor
16/10/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Tânia Magalhães – Foto: Pasja1000 from Pixabay / Divulgação

De 1º a 17 de novembro, consumidores terão a oportunidade de adquirir morango diretamente de produtores. Comissão organizadora da 3ª Festa Municipal do Morango já definiu a localização da feira, em pontos fixos de venda e da unidade itinerante que percorrerá os principais bairros da cidade.

Trata-se de um ônibus da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), adaptado para transportar a fruta e transformar-se em banca de comércio nos locais predeterminados.

De acordo com a tabela das feiras, a comercialização em ponto fixo no Largo Edmar Fetter (Mercado Central) se iniciará no dia 1º, mantendo-se, diariamente, até o sábado, dia 16. Os dias em que não haverá venda de morango nesta banca são 9 e 10 de novembro – reservados para a Festa – e dia 15, por ser feriado.

Outros pontos fixos, agregados à tabela neste ano, estarão localizados nos seguintes endereços:

> Rua 7 de Setembro esquina General Osório – de segunda a sexta-feira
   
> Rua 7 de Setembro esquina 15 de Novembro – de segunda a sexta-feira
   
> Rua General Neto esquina Andrade Neves – de segunda a sexta-feira
   
> Shopping Pelotas – diariamente
   
> BIG – diariamente, à exceção de terça-feira
   
> Passeio Ismael Simões Lopes, defronte da praça Coronel Pedro Osório – de segunda a sábado
   
> Avenida Adolfo Fetter, no trevo – de segunda a sábado
   
> Avenida Dom Joaquim, nas proximidades do Parque Esportivo Gonzaga – sábado e domingo

Feira itinerante

> Sábado – 2 de novembro – Baronesa
> Domingo (3) – Laranjal
> Segundas-feiras (4 e 11) – Terra Nova (Três Vendas)
> Terças-feiras (5 e 12) – Guabiroba
> Quartas-feiras (6 e 13) – Avenida Duque de Caxias
> Quintas-feiras (7 e 14) – Cohab Lindoia
> Sexta-feira (15) – Laranjal
> Domingo (17) – Baronesa

“Neste ano, a produção vai superar a de 2018. Por isso, aumentamos o número de pontos das feiras fixa e itinerante. Esse sistema é importante para estimular o hábito de consumo da fruta e para facilitar a venda direta do produtor ao consumidor. Temos a meta de, gradativamente, transformar Pelotas em um dos maiores produtores de morango do Estado”, observa o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

Organização da festa

Comissão organizadora da 3ª Festa Municipal do Morango está acelerando os preparativos para os dois dias de evento – 9 e 10 de novembro, na Comunidade Redentor, Monte Bonito, 9º distrito de Pelotas, na Estrada da Gama.

Nesta semana, reuniram-se com o secretário, Jair Seidel, representantes da Emater, Embrapa, Comunidade Redentor e Associação de Comerciantes de Hortifrutigranjeiros de Pelotas, para algumas definições.

As principais atrações já foram definidas. Apresentações artísticas e culturais, animação a cargo das bandas Barbarella e Diplomata, feiras com a participação de 16 produtores, concurso das melhores frutas, gastronomia típica (churrasco, pastéis, rodas de carreta, doces e outros), espaço para agroindústrias, estandes com artesanato colonial, flores e outros itens, exposição de máquinas e equipamentos, comércio diversificado.

“A expectativa é de que o evento seja maior do que o do ano passado. A Festa Municipal do Morango não gera nenhuma despesa ao Poder Público. Ela é custeada por patrocínios e pelas arrecadações do aluguel de espaços e do estacionamento”, esclarece o secretário.

A rainha do morango, Valentina Schillim Hartwig, e a princesa Daniela Contreira Duarte já preparam a agenda de visitas e tratam da divulgação da festa. Entre as tarefas da corte está o incentivo ao consumo da fruta e a popularidade à cultura que se estande na zona rural de Pelotas.

Informações sobre a cultura

A colônia do Município conta com 140 famílias produtoras de morango. A área plantada anualmente é de 40 hectares. Setenta e cinco produtores cultivam a fruta no solo e a produtividade média é de 40 toneladas por hectare. Quarenta e cinco produtores praticam o cultivo fora do solo, e o método resulta em 115 toneladas por hectare. A produção estimada para esta safra é de 1.600 toneladas.

“O morango produzido em Pelotas é dos melhores do mercado estadual. Moradores da cidade e de fora podem comprovar a qualidade nas feiras e na Festa. A presença do público é valorizada e dá oportunidade para que conheça os costumes e a cultura da zona rural”, enfatiza Seidel.

A 3ª festa Municipal do Morango é uma realização da Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com participação e apoio da Emater-RS, Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação de Comerciantes de Hortifrutigranjeiros de Pelotas (ACHP) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

MAIS NOTÍCIAS