Notícias


São Lourenço do Sul celebra mais uma grande Südoktoberfest

A festa teve programação entre os dias 6 e 13 de outubro
16/10/2019 Südoktoberfest Oficial – Fotos: Südoktoberfest Oficial
Anterior Próximo

Durante oito dias, São Lourenço do Sul celebrou a cultura alemã/pomerana com toda a alegria tradicional da Südoktoberfest, em uma grande mobilização da comunidade nunca antes vista. A festa teve programação entre os dias 06 e 13 de outubro e fechou novamente com um grande sucesso e números recordes, movimentando toda a cidade.

A 32ª edição da maior e mais tradicional festa germânica da região se espalhou pela cidade. Iniciou com um baile temático do Grupo Conviver que elegeu a rainha da Terceira Idade, a Seniorin Südoktoberfest Dalvira Rojahn Gehrke.

Seguiu com aulão de dança na praça central, desfile da corte e das candidatas a rainha no calçadão central, local também das Olimpíadas das soberanas. O calçadão também recebeu o Esquenta Südoktoberfest em dois momentos, com banda, chopp e gastronomia, um deles transmitido ao vivo pela RBS TV no Jornal do Almoço.

A semana ainda teve encontro de músicos, oficina culinária e um café colonial com visita da corte no Lar de Idosos Santo Antônio. Após tudo isso, a programação teve mais quatro dias no parque da festa montado no Esporte Clube São Lourenço.

Entre os dias 10 e 13, a festa ofereceu ao público a gastronomia típica alemã/pomerana, quase 50 apresentações de dança, baile kinder, jogos germânicos, concurso de chopp a metro, espaço kinder, encontro de corais, Encontro Nacional de Jogadores de Schafscopf, torneio de futebol de mesa, entre outras atrações.

Momento destaque da programação, o desfile de rua espalhou alegria pela cidade com mais de 60 atrações, assim como a Maior Polonaise do Mundo, que celebrou a cultura com 301 pares dançando no Centro da cidade pelo recorde mundial.

Já os bailes, reuniram multidões, animados por dez atrações. A estimativa inicial é de que 25 mil pessoas tenham passado pela festa, consumindo 22 mil litros de chopp.

“A sensação é de dever cumprido. Ainda estamos fechando os números, mas tudo indica que fechará a contento”, resume Fabiano Bosenbecker, presidente do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, que realiza a festa.

Ainda celebrando o sucesso da 32ª edição, o Grupo já pensa em 2020. “Terminamos a festa com a preocupação de o que fazer ano que vem. Existe no público sempre uma expectativa de que a gente surpreenda e tivemos isso em vários momentos. As apresentações de todas nossas categorias foram formidáveis, a cada ano se superando mais. O espaço físico da Südoktoberfest ficou muito interessando, pois o qualificamos. O sucesso foi muito grande, não tivemos nenhum porém”, comemora o presidente, destacando ainda o recolhimento de alimentos para a Sana Casa que chegou a 2.235 quilos.

“O momento é de agradecer a todos os nossos colaboradores, todas as comissões foram incansáveis, assim como ao público. Temos muitos pontos positivos e nenhuma crítica forte ao evento, passamos ilesos. Isso nos orgulha. A festa foi um sucesso e São Lourenço merece isso. A população já entendeu e esperamos que entenda ainda mais que precisa fomentar conosco este mês de outubro, pois é muito importante este engajamento para toda a cidade. A Südoktoberfest não é só do Sonnenschein, é de São Lourenço do Sul”, reflete Bosenbecker, já com planejamento da 33ª edição com mais inovações.

Nova corte

Antes de encerrar a programação, o público da Südoktoberfest conheceu, no início da noite de domingo (13), a corte da 33ª edição do evento. A rainha é Bruna Saalfeldt Elias e as princesas são Camila Lampe e Manuella Steinfels Brauch. A minirrainha é Milena Radmann Becker e as miniprincesas são Isabelle Jahnecke Bender e Luana Antoniely Krüger Fischer.

MAIS NOTÍCIAS