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BikePel realiza mais de 3,5 mil viagens em uma semana, em Pelotas

No período, 11 bicicletas foram danificadas e apenas duas ainda não retornaram ao uso
16/10/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Kímberlly Kappenberg - Fotos Janine Tomberg

Em uma semana de funcionamento, mais de 3,5 mil viagens foram realizadas pelo BikePel. Ainda entre o dia 7 de outubro, quando o compartilhamento de bicicletas começou em Pelotas, e a última segunda-feira, dia 14 de outubro, 11 casos de veículos danificados foram registrados pela empresa Serttel. Em apenas duas situações não houve retorno das bikes para uso: uma em decorrência de acidente de trânsito e outra em que a trava foi danificada por vandalismo.

O BikePel é fiscalizado pela Prefeitura, que também delimita as regras, e gerenciado pela empresa Serttel, que investiu no sistema e pôs à disposição da população cem veículos, espalhados em 14 locais da cidade.

O aluguel é feito por aplicativo de celular, disponível para Android e iOS, nas modalidades avulso e assinatura mensal, das 6h às 23h, de domingo a domingo.

Na primeira, o usuário cadastra um cartão de crédito no app e a cobrança de R$ 1,50 é efetuada a cada 15 minutos de viagem. Já no segundo, um valor de R$ 20,00 é cobrado por mês e dá direito a 30 minutos de deslocamento por dia; a cada 15 minutos excedidos deste tempo, R$ 1,00 a mais é descontado.

Após o término da sua viagem e entrega da bicicleta em uma das estações, o usuário deve esperar ao menos 15 minutos até poder pegar outro veículo para se deslocar. No BikePel só há multa, no valor de R$ 30,00, por entrega fora da estação. Entretanto, a Serttel alerta que, em casos em que se identifique que o usuário tenha agido de má fé, poderá haver cobrança referente ao problema encontrado.

Estações

As bicicletas devem, sempre, ser devolvidas nas proximidades de um dos 14 locais escolhidos pela Serttel – após indicação do Município -, como estações. A empresa destaca que, mesmo após o usuário ter chegado ao local correto, é necessário que o sistema reconheça a atividade, o que pode levar até 30 segundos.

Os técnicos da Serttel trabalham para melhorar o tempo de resposta, mas a orientação é que os usuários aguardem a confirmação, pelo aplicativo. Caso não haja o reconhecimento, devem esperar alguns minutos e tentar novamente, lembrando que, além da devolução no app BikePel, é preciso travar o veículo manualmente para encerrar o deslocamento.

Em caso de dúvidas, a Central de Atendimento da Serttel pode ser contatada pelo telefone (53) 3302-5100, que funciona no mesmo horário de operação das bicicletas.

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