Notícias


Aumento de impostos, na Assembleia Legislativa do RS, é aprovado com a rejeição da Bancada do NOVO

Alíquota de ICMS de combustíveis, energia e telecomunicações continuará no patamar de 30% em 2021
26/12/2020 Agência de Notícias ALRS - Foto: Joel Vargas

Após uma sessão que durou cerca de oito horas e contou com diversas discussões, a Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira, dia 22 de dezembro de 2020 - por 28 votos a 25 - o projeto de aumento do ICMS.

Conforme a proposta, a alíquota de combustíveis, energia e telecomunicações continuará no patamar de 30% em 2021. Os deputados Fábio Ostermann e Giuseppe Riesgo se manifestaram contra em inúmeras ocasiões e votaram contra o PL 246/2020.

 Durante a votação, o governo Eduardo Leite fechou acordo para obter os votos do PT, que impôs uma condicionante: a destinação de recursos para a vacina da covid-19. Em diversas oportunidades, Ostermann e Riesgo denunciaram na tribuna a demagogia da posição.

“Às vésperas do Natal, a Assembleia entregou mais um presente de grego para a população. Vamos seguir tendo o ICMS mais alto da região Sul. A emenda do PT não teve cabimento, pois a vacina para a COVID-19 virá de recursos e de um provimento logístico federal”, atacou Fábio Ostermann.

 Na mesma linha, Giuseppe Riesgo também fez duras críticas ao fato do governo ter acatado emenda da bancada do PT, que é sempre contra o corte de gastos, de acordo com o deputado.

"O texto tem justificativa ideológica. Esta emenda pisou em cima dos governos de Eduardo Leite e de José Ivo Sartori e ainda aumenta impostos por mais um ano. O PT sambou na cara do PSDB e do MDB." 

MAIS NOTÍCIAS