Notícias


Começa a quarta edição do Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas

Evento começa no dia 17 e vai até domingo, dia 20 de outubro
15/10/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Daiane Santos – Foto: Divulgação

Na quinta-feira, dia 17 de outubro de 2019, começa a quarta edição do Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas (Fifap).

O evento vai até domingo, dia 20, com atrações artísticas apresentadas por delegações da Argentina e do Uruguai, além de grupos étnicos de cultura alemã, danças populares brasileiras e grupos parceiros, como o Rancho Português, Odara, Anish e Carreteiros do Sul. O grupo anfitrião será a Abambaé Cia. de Danças Brasileiras.

No dia 17, ocorre a abertura do Festival no auditório do câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). No dia 18, o show é no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Nos dias 19 e 20, a programação acontece no Mercado Central. Nos quatro dias de evento, a entrada é gratuita e aberta à comunidade; a doação de um quilo de alimento não perecível é opcional. Dentre as atrações, oficinas e apresentações em escolas públicas, desfile de rua e apresentação de espetáculos de danças folclóricas.

O Fifap é promovido pela Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV), IFSul e UFPel, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti).

O intuito é proporcionar o intercâmbio entre diferentes culturas, por meio de oficinas, mostras e espetáculos de dança folclórica e artes populares, além de descentralizar as atividades culturais. Mais informações podem ser obtidas no site do Festival (http://fifap.org)

Programação paralela

As programações paralelas são voltadas ao atendimento às escolas públicas de Pelotas e região. Durante os dias 17 e 18, os grupos se dividirão e ministrarão oficinas de danças folclóricas para alunos de todas as faixas etárias e, após, farão apresentação artística de suas danças.

MAIS NOTÍCIAS