Notícias


Município de Pelotas implanta Programa 5S nas unidades de Assistência Social

Iniciativa, sem custos para os cofres públicos, objetiva oferecer mais qualidade nos ambientes de trabalho e, consequentemente, melhores serviços à população
15/10/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Luiza Meirelles - Foto: Michel Corvello

Coordenadores de serviços ligados à Assistência Social da foram apresentados, na segunda-feira, dia 14 de outubro de 2019, à primeira etapa do Programa 5S – implantado pela Prefeitura, sem custos, através do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH).

Originado no Japão, no contexto do pós-Segunda Guerra Mundial, a iniciativa é baseada em cinco sensos que visam aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização.

“Com custo zero para a implementação, o programa pretende qualificar os ambientes de trabalho e, consequentemente, os serviços ofertados à população. Medidas simples podem melhorar significativamente as atividades”, explicou a técnica em Segurança do Trabalho, Denise Dobke.

As diretrizes do 5S – utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina – são reconhecidas mundialmente por refletirem no aumento da produtividade e eficiência. Denise também salientou que a organização nos ambientes laborais reduz a probabilidade de acidentes de trabalho.

Os conceitos já foram repassados a 20 profissionais atuantes na Secretaria de Assistência Social (SAS), que tornaram-se multiplicadores do conhecimento em seus setores.

A ideia do Município é aproveitar as experiências adquiridas com o projeto-piloto na SAS para replicá-lo em outras secretarias. Participaram da capacitação, nesta segunda, coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop).

Conheça os cinco sensos

- Utilização: deve-se definir o que é ou não essencial para o trabalho. A equipe deve fazer o levantamento de tudo que está disponível, como máquinas, equipamentos e os diversos tipos de materiais. O que não for importante deve ser descartado ou destinado a outros setores.

- Organização: após definir quais materiais devem continuar, deve-se definir onde eles devem ficar para facilitar o acesso e a manutenção do ambiente.

- Limpeza: busca facilitar a limpeza do ambiente, pois locais limpos e organizados geram menos estresse aos servidores envolvidos. Em vez de limpar, perceber o que causa a sujeira e eliminar ou reduzir a necessidade de fazê-lo.

- Padronização/saúde e higiene: objetiva conservar as circunstâncias de trabalho, físicas e intelectuais, sempre favoráveis à saúde e higiene. Sua aplicação provoca nas pessoas uma preocupação maior com estes aspectos, fazendo com que elas se sintam mais estimuladas e produtivas

- Autodisciplina: visa mudar a cultura dos envolvidos, tornando todos os cinco sensos hábitos rotineiros e assegurando a sua manutenção ao longo dos anos.

MAIS NOTÍCIAS