Notícias


Artesul contabiliza mais de R$ 90 mil em vendas nos primeiros três dias de feira

O evento é realizado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, através do Programa Gaúcho do Artesanato
21/12/2020 Comunicação Social FGTAS – Foto: Divulgação

A VI Artesul contabilizou a venda de 2.868 peças artesanais, que somam R$ 91.515,00 em vendas, de 14 a 16 de dezembro.

O evento é realizado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), de 14 a 19 de dezembro, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. Nesta sexta-feira, 18 de dezembro, o funcionamento da feira é das 9h às 19h e, no sábado, 19 de dezembro, das 9h às 18h.

O evento reúne o trabalho de 82 artesãos em 41 estandes, que comercializam peças de madeira calado e de entalhe, bichos e bonecos, pintura, crochê, tecelagem, couro, porongo, tricô, patchwork, biscuit, macramê, porcelana, tapeçaria, fuxico, prata, papel machê, dobradura, cutelaria, escultura e cartonagem.

Participam da feira artesãos de 25 municípios gaúchos: Alvorada, Barra do Ribeiro, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Caxias do Sul, Eldorado do Sul, Esteio, Flores da Cunha, Guaíba, Gravataí, Lindolfo Collor, Rio Pardo, Rosário do Sul, Novo Hamburgo, Nova Santa Rita, Passo Fundo, Porto Alegre, Rio Pardo, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Tapes, Tramandaí, Viamão e Vila Flores. A relação completa de artesãos selecionados para o evento está disponível no site: https://fgtas.rs.gov.br/editais-de-feiras-do-pga.

Protocolos sanitários

Para garantir a saúde dos consumidores e dos artesãos participantes, foram definidos, junto à Prefeitura da capital, uma série de protocolos sanitários, tais como: cercamento da feira; controle do número do público que ingressa na feira, atendendo ao limite de 50% da capacidade de lotação do PPCI; aferição de temperatura de todos para que ingressem no espaço físico da feira; disponibilização de álcool gel, toalhas de papel; e distanciamento de 5 metros entre as bancas. Também serão observados o distanciamento entre as pessoas, a limitação do número de expositores atendendo simultaneamente dentro do estande, a não permissão para entrada de consumidores dentro dos estandes e a constante higienização com álcool gel de locais e equipamentos que sejam manuseados pelos expositores e consumidores.

Histórico da Artesul

A Feira de Artesanato - Artesul consta nos calendários de Eventos e Mensal de Atividades de Porto Alegre, por meio da Lei nº 12.458, de 26 de outubro de 2018. Objetiva promover a diversidade do artesanato gaúcho, estimular o empreendedorismo, gerar emprego e renda e reconhecimento profissional.
PGA
O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o PGA é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

MAIS NOTÍCIAS