Notícias


Secretaria da Cultura do RS faz balanço das ações realizadas em 2020

Em coletiva virtual, a secretária Beatriz e diretores da Sedac apresentaram as principais realizações do ano
18/12/2020 Ascom Sedac / Edição: Secom - Foto: Sedac

Para apresentar à sociedade os esforços em prol da cultura no RS em 2020, um ano repleto de desafios e dificuldades, a secretária de Cultura, Beatriz Araujo, apresentou na quinta-feira, dia 17 de dezembro de 2020, um balanço das realizações da Secretaria da Cultura (Sedac). A coletiva foi realizada virtualmente, e transmitida pela fanpage da Sedac e pelo canal do YouTube – com intérprete de libras.

“Apesar das adversidades, conseguimos vencer o ano de 2020, inclusive aumentando os investimentos no setor”, explicou a secretária Beatriz.

Para os próximos anos da gestão, o plano é consolidar o trabalho feito. “A ideia é fortalecer aquilo que conseguimos construir nos primeiros dois anos, em termos de participação de artistas, de aproximação com os municípios e com o Conselho Estadual de Cultura e Famurs”, disse a secretária.

Também participaram da apresentação do balanço a secretária adjunta, Gabriella Meindrad, a assessora especial de Artes e Economia Criativa, Ana Fagundes, o assessor especial de Memória e Patrimônio, Eduardo Hahn, o diretor de Fomento, Rafael Balle, a diretora administrativa, Luana Ribas, o presidente da Fundação Teatro São Pedro, Antonio Hohlfeldt, e o diretor-artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Evandro Matté.

Cuidado, para a secretária, foi um dos focos da secretaria em 2020: “Cuidar do que nós temos, dos nossos trabalhadores, mexer com a Economia Criativa e dar condições de trabalho para que o Estado seja atraente. Para que não tenhamos de conviver com o abandono das pessoas por pensarem que aqui não é um bom lugar para se trabalhar com a cultura”.

Durante cerca de 1h40, Beatriz apresentou as principais ações desenvolvidas. A transmissão contou com perguntas de jornalistas de diversos veículos de imprensa, respondidas pela secretária e demais diretores.

Lei Aldir Blanc

A coletiva destacou ainda a aplicação da Lei Aldir Blanc, criada para socorrer o setor e os trabalhadores da cultura durante a pandemia. A Sedac manejou mais de R$ 74 milhões em recursos, distribuídos entre renda emergencial e a realização de editais, prêmios e outros mecanismos de fomento.

A 5ª Conferência Estadual de Cultura, dedicada à discussão da Lei Aldir Blanc, também foi pauta. A realização dos dois primeiros ciclos resultou em 17 sessões online, alcançando, respectivamente, 80 e 78 mil pessoas, promovendo diálogos e abrindo caminhos para uma melhor execução da lei.

Pró-cultura e investimentos

A apresentação abordou ainda a reformulação no Pró-cultura, proporcionada pela sanção da Lei nº 15.499, em fevereiro. As mudanças tornaram seu funcionamento mais moderno, ágil, transparente e desburocratizado.

Por meio do Pró-cultura, foi realizado o edital FAC Digital, em parceria com a Universidade Feevale. Voltado para a produção de conteúdos culturais digitais, promoveu o financiamento de 1.940 projetos das mais diversas áreas.

Beatriz também citou os investimentos realizados na cultura por meio de recursos do Tesouro do Estado, de emendas parlamentares, editais públicos e patrocínios, garantindo a manutenção da Sedac e a qualificação de seus espaços culturais.

Ações sociais

Em função da pandemia, a pasta foi surpreendida com a necessidade de atuar, também, de forma a promover um auxílio social para os trabalhadores e trabalhadoras da Economia da Cultura. “Um desafio muito grande, pois a secretaria não tem, inicialmente, essa vocação”, explicou Beatriz. “Foi preciso criar novas possibilidades de apoio aos nossos trabalhadores da cultura".

Essa mobilização resultou no projeto “Ventos de Solidariedade na Travessa dos Cataventos”, que distribuiu cestas básicas aos artistas, técnicos e produtores cultuais impactados pela pandemia.
Outra ação da Sedac foi “Banheiros sem preconceito: respeitando a diversidade”, em janeiro, mês da Visibilidade Trans, que promoveu a sinalização inclusiva nos banheiros da secretaria, bem como a criação de um banheiro unissex.

A cultura vai até você

Com a pandemia, a secretaria e seus equipamentos culturais se desdobraram para continuar levando cultura até a população. Foram apresentados diversos projetos, como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, o I Festival Cinema Negro em Ação, Mistura Fina e Ospa Live, que ocorreram de forma totalmente online e contaram com grande repercussão de público.

MAIS NOTÍCIAS