Notícias


Grande operação de transferência de presos começa nesta segunda, dia 14 de outubro, no Presídio Regional de Pelotas

Operação Restaura que vai transferir 204 das galerias A e B
14/10/2019 Imprensa Susepe – Foto: Susepe
Anterior Próximo

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da 5° Delegacia Penitenciária Regional (DPR), dão início, nesta segunda-feira, dia 14 de outubro de 2019, à operação Restaura que vai transferir  204 das galerias A e B do Presídio Regional de Pelotas (PRP).

O objetivo das transferências atende ao plano de ação de esvaziar a área para recuperação da estrutura, instalações elétricas e hidrossanitárias destas galerias.  

O reservatório de água do PRP cuja capacidade é de 65 mil litros de água também apresenta infiltração. A TGF Engenharia será a responsável pelo projeto de recuperação . O custo total é de R$ 428,233,71 e o prazo de conclusão é de 180 dias.

Os problemas foram atestados em laudos técnicos do departamento de planejamento da Seapen/ Susepe e Secretaria de Obras de Pelotas (SOP).
O superintendente adjunto da Susepe, Everson Munhós, explicou, durante a coletiva de imprensa realizada no dia 13,  no PRP, que as transferências foram acordadas com a Vara de Execuções Criminais (VEC) e que são necessárias que ocorram  urgentemente para garantir a segurança de apenados e de servidores.

Nas galerias A e B, onde 519 pessoas cumprem pena no regime fechado, há poços de água nas celas, rebaixamento do piso, fiação desencapada, água escorrendo pelas paredes. Parte deste número de pessoas foram remanejados dentro do próprio PRL.

Conforme o diretor adjunto do Departamento de Segurança e Execução Penal (Dsep), Mateus Schwartz dos Anjos, a deterioração da estrutura está acelerada. "Esta intervenção imediata é para evitar riscos aos detentos, visitantes e servidores", informou Schwartz.

"A Perg possui quatro pavilhões com oito galerias.  É a única casa prisional da região qualificada para receber estes presos.  Tem estrutura física adequada e menor lotação por cela",  explicou a delegada penitenciária, Deisy Vergara.

Manter os presos na região foi outra preocupação da Seapen/Susepe que priorizou o contato com os familiares e a assistência garantida por eles. A 5° DPR  informou que 63 também serão transferidas. Além da Perg, irão para estabelecimentos prisionais das 2°, 8° e 10° regiões penitenciárias (Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre, respectivamente).

Sobre a segurança e acolhimento dos presos na Perg, a 5° DPR assegurou que a Seapen/Susepe promoverão reforço no efetivo, concederão mais horas extras aos servidores.
 
Além dessas medidas, haverá força-tarefa de atendimento pela equipe técnica. Sobre as necessidades do preso, estão previstos aportes de colchões e material de higiene.
Já sobre a segurança a operação conta com reforço da Brigada Militar na Perg e Vila da Quinta.
 
Schwartz agradeceu a parceria da Brigada Militar que disponibilizou mais servidores, mostrando a união das forças de segurança em prol da sociedade gaúcha.

Participam da operação agentes penitenciários do Grupo de Operações Penitenciários (GOPE/5° DPR), Polícia Rodoviária Federal,  Brigada Militar, bombeiros, força tatica 4 briga Militar, 3 Bombeiros

Mais informações com Prof Paulo Bogado (51) 99988.7712

MAIS NOTÍCIAS