Notícias


Prefeitura de Pelotas avança com asfaltamento na Deodoro durante feriado

Obras de requalificação da via foram intensificadas neste sábado, entre Voluntários e Floriano
14/10/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Luiza Meirelles - Foto: Divulgação

Das 8h às 17h de sábado, dia 12 de outubro de 2019, a Prefeitura avançou com o trabalho de asfaltamento da rua Marechal Deodoro, entre as ruas Voluntários da Pátria e Marechal Floriano.

Esse é o trecho 2 (de 850 metros) do projeto de requalificação da via, que corresponde ao segmento entre a avenida Bento Gonçalves e a rua Marechal Floriano, onde haverá corredor exclusivo para ônibus – pavimentado em concreto da Argolo à Floriano e em asfalto da Bento à General Argolo.

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão – pasta responsável pela gerência e fiscalização da obra –, Roberto Ramalho, as intervenções foram realizadas no feriado para evitar transtornos à população durante a semana.

No sábado, foram aplicadas duas camadas de CBUQ (revestimento asfáltico) junto ao corredor de ônibus, deixando-o pronto, e outra camada foi disposta na ‘faixa’ ao lado. A parte do estacionamento, à esquerda, receberá o asfalto posteriormente.

“Na próxima sexta, dia 18, termina o prazo de cura (secagem) do concreto. A partir desta data, os ônibus já poderão retornar à Deodoro [entre Voluntários e Floriano]”, explica o secretário, lembrando que a alteração depende do aval da Secretaria de Transporte e Trânsito.

Ramalho também informa que o serviço representa uma alteração no cronograma da execução do projeto que, anteriormente, estabelecia a aplicação de CBUQ somente após toda a concretagem da via, no trecho entre Argolo e Floriano.

No entanto, uma comissão de empresários locais, liderados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), reuniu-se com a Secretaria e pediu a liberação do corredor em concreto, o que motivou a modificação no calendário das intervenções, a fim de agilizar o processo.

Dessa forma, a Prefeitura solicitou à empresa SBS Engenharia Ltda. a finalização do corredor ainda em outubro, entre Voluntários e Floriano. “Também requisitamos que ele tivesse a primeira camada de asfalto”, acrescentou Ramalho.

Na sexta-feira, dia 11 de outubro de 2019, foi finalizado o trabalho de asfaltamento no trecho entre as ruas Gomes Carneiro e Uruguai. Na requalificação da Deodoro, estão incluídos o corredor de ônibus; pavimentação asfáltica; alargamento de calçadas; acessibilidade; paisagismo; abrigos padronizados para usuários do transporte coletivo; sinalização horizontal, vertical e semafórica; mobiliário urbano; e iluminação pública de LED.

MAIS NOTÍCIAS