Notícias


Saturnino de Brito e Viscondessa da Graça, em Pelotas, ganham nova iluminação de LED

Investimentos de R$ 231 mil permitiu a instalação de 42 lâmpadas de LED, sistema considerado mais moderno e eficiente
14/10/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Daiane Santos - Fotos: Michel Corvello

Cinco meses após a assinatura da ordem de serviço para as obras de requalificação da iluminação pública das ruas Saturnino de Brito e Viscondessa da Graça, no Simões Lopes, a Prefeita Paula Mascarenhas entregou na sexta-feira, dia 11 de outubro de 2019, o novo sistema todo em LED.

Ao todo, foram investidos pouco mais de R$ 231 mil na instalação de 18 postes com luminárias duplas e dois de três lâmpadas fixados nas rótulas, tudo subsidiado pela Caixa, através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

O trabalho foi realizado pela empresa Veiga Engenharia - vencedora de processo licitatório -, sob a supervisão e gerência da Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

As vias receberam 42 lâmpadas de LED, com 150W cada, substituindo sete conjuntos de luminárias de vapor de sódio de 250W, material que foi repassado ao Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) para reaproveitamento. A iluminação de LED no acesso sul, pelos canteiros centrais, irá da avenida Brasil até a rua Siqueira Campos.

Ao percorrer o trecho em que a requalificação foi implantada, a prefeita afirmou ser aquele o modelo de inovação pretendido para o restante do município, começando pelos bairros.

“Essa obra mudou completamente o aspecto da entrada sul da cidade. Espero que os moradores do bairro aprovem e que a população de Pelotas venha conhecer a transformação que houve aqui e que eu sonho em levar para a cidade inteira”, afirmou Paula. Durante a caminhada, ela foi abordada pelo casal de aposentados Juraci Pereira, 64 anos, e João Carlos Pereira, 67, moradores da via.

Os dois acompanharam a mudança implementada no entorno e aprovaram o resultado. “Moro há 20 anos aqui na Saturnino. Antes era uma rua estreita, empoeirada e mal iluminada. Agora está muito bonito e bem mais seguro pra quem circula aqui”, disse João Carlos.

Para Juraci até mesmo a desordem temporária causada pelas obras valeu a pena, tendo em vista o ótimo resultado. “Não adianta, para puder arrumar é preciso mexer um pouco na estrutura. Agora temos boa drenagem, calçada e uma iluminação forte e clara. Estamos muito satisfeitos”.

De acordo com o secretário da Seplag, Roberto Ramalho, além de economia, a nova iluminação de LED vai proporcionar mais segurança à comunidade. “A luz fornecida pelo LED é branca e mais forte que a da lâmpada de vapor de sódio”.

O projeto de requalificação das avenidas Saturnino de Brito e Viscondessa da Graça, entregue há pouco mais de um ano, não incluía a iluminação pública. Quando a obra foi entregue, a prefeita Paula anunciou que iniciaria a busca de recursos para a modificação do antigo sistema, garantindo um serviço mais moderno e eficiente.

Presenças

Acompanharam a prefeita, o vice-prefeito Idemar Barz; o secretário da Seplag, Roberto Ramalho; o secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Jacques Reydams; o engenheiro-eletricista da Seplag, André Sedres Alves, idealizador do projeto; parte da equipe da Seplag; e representantes do deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB) e do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB).

MAIS NOTÍCIAS