Notícias


Medidas de fiscalização ao decreto estadual serão intensificadas pela Prefeitura de São Lourenço do Sul

O alerta do carro de som permanecerá diariamente enquanto o Estado manter a bandeira vermelha
05/12/2020 Texto e foto: Prefeitura de São Lourenço do Sul

A Administração Municipal, Vigilância Sanitária, Brigada Militar e Polícia Civil estiveram reunidas nesta semana, definindo ações para o enfrentamento da Covid-19 e o cumprimento ao Decreto Estadual com os protocolos que os municípios precisam cumprir enquanto estiverem em bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul.

Desde a quinta-feira, dia 3 de dezembro de 2020, já há um carro de som que circula pela cidade alertado para a proibição da permanência de pessoas em espaços públicos como ruas, praças e praias. Conforme o decreto estadual, é permitido apenas locomoção e prática de atividades físicas, mas não ficar nestes locais.

O alerta do carro de som permanecerá diariamente enquanto o Estado manter a bandeira vermelha. Devido a isso, placas de alerta serão instaladas na orla da praia com o mesmo aviso de proibição de permanência no local.

Para evitar que as pessoas fiquem na praia, o estacionamento está proibido em toda sua extensão, desde a foz do arroio São Lourenço, até a foz do arroio Carahá. Apenas nas áreas dos restaurantes o estacionamento é permitido até às 23h, para não dificultar que as pessoas acessem locais de alimentação. As placas de trânsito já estão instaladas na orla.

Para o fim de semana, haverá reforço de fiscalização conjunta entre Vigilância Sanitária e Brigada Militar, desde a noite de sexta-feira (04), até a noite do domingo, dia 6, tanto na cidade quanto na zona rural, especialmente nas praias. Estas ações ocorrerão durante os dias e as noites.

Tanto a Brigada Militar, quanto a Polícia Civil, informaram que após o dia 18 de dezembro com a chegada de reforço para Operação Golfinho, as ações poderão ser intensificadas, independentemente da bandeira, já que as medidas de cuidados continuarão necessárias pelos próximos meses.

Barreira Sanitária

A barreira sanitária será retomada a partir deste fim de semana. Funcionará neste primeiro momento aos sábados e domingos das 7h às 15h na avenida Nonô Centeno, na altura da Escola Marina Vargas, com questionamento a quem chega a cidade, orientação, aferição de temperatura e encaminhamento para UBS caso alguém apresente febre.

Terminal turístico

A barreira sanitária ficará em novo local para que o espaço atenda também a fiscalização do terminal turístico que funcionará junto ao Ginásio Municipal de Esportes. Como não é possível legalmente impedir a entrada de pessoas e excursões na cidade, a gestão encaminhará projeto de lei para o aumento da taxa de entrada de ônibus e vans na cidade para esta temporada, independentemente de bandeira.

O valor para ônibus, por exemplo, passará de R$ 200 para R$ 800, mesma sugestão feita pelo Conselho Municipal de Turismo (Contur). O objetivo é inibir a entrada de excursões na cidade durante o verão.

Sanitização da cidade

A partir do final da próxima semana, será realizada uma nova sanitização da cidade, passando por todos os bairros. O mapeamento de dias e as orientações à comunidade serão informados antecipadamente.

MAIS NOTÍCIAS