Notícias


Qualifica RS divulga selecionados para três vagas no Executivo

Os processos de escolha fizeram parte da quarta e quinta etapas do programa de seleção de profissionais para funções estratégicas na administração
04/12/2020 Ascom SPGG / Edição: Secom – Foto: Divulgação

Os selecionados para as vagas de coordenação pedagógica e chefia de divisão (direção) da Escola de Educação Infantil do Caff e para a Gerência de Projetos Estratégicos do Tudo Fácil foram divulgados na quinta-feira, dia 3 de dezembro de 2020.

Os processos de escolha fizeram parte da quarta e quinta etapas do Qualifica RS, programa do governo estadual de seleção de profissionais para funções estratégicas na administração, coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

Para a função no Tudo Fácil foi escolhido o gestor João Alberto de Oliveira. Na vaga de coordenadora pedagógica, a selecionada foi a educadora Carolina Selbach Nasi. A função de chefe de divisão (diretora) da Escola do Caff, após votação que envolveu a comunidade escolar, será desempenhada por Miriam Zambonato.

No evento online, que ocorreu pela manhã, cada selecionado relatou as suas experiências no processo seletivo. Para o secretário da SPGG, Claudio Gastal, o Qualifica tem se consolidado no RS como uma ação inovadora, tornando-se exemplo para outros Estados e gestores públicos, demonstrando a preocupação do governo com o profissionalismo do setor público.

“Que possamos avançar cada vez mais nesses processos. Parabéns a todos os que se envolveram na seleção e aos que também agora fazem parte da equipe do governo”, explicou.

A divulgação encerra o trabalho da equipe do Qualifica RS em 2020, ano em que foram realizados processos seletivos para 10 vagas. Segundo a diretora de Recursos Humanos do Estado, Andrea Pasquini, as três seleções encerradas demandaram esforço extra da equipe do Qualifica RS por tratarem de temas específicos: gestão de projetos estratégicos e educação infantil.

Para atender ao pedido, foi montado um time de parceiros entrevistadores especialistas dos setores público, privado e não governamental, que auxiliaram na montagem dos questionários e avaliações de cada candidato.

No caso da vaga de chefe de divisão (direção) da Escola do Caff, foi necessário ainda cumprir regras determinadas pelo Conselho Estadual de Educação, o que contribuiu para a melhoria do processo. Em 2021, a perspectiva é expandir o programa com novos processos.

"Em 2020 conseguimos internalizar a metodologia e gerar melhorias nos processos. Para 2021 pretendemos iniciar pelo Qualifica RS a implementação da gestão de desempenho e de desenvolvimento das lideranças selecionadas", destaca Andrea.

Parceria

O Qualifica RS surgiu a partir de uma cooperação técnica com a Fundação Lemann, representando uma aliança de organizações do terceiro setor, formada por Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Instituto República.

No RS, em 2019, foram selecionados mais de 40 pessoas para postos de liderança, em especial nas áreas da educação, gestão de pessoas e patrimonial. Desde a segunda edição, o programa é desenvolvido por uma equipe interna do governo.

MAIS NOTÍCIAS