Notícias


3º Fórum das Licenciaturas ocorrerá de 8 a 10 de dezembro, em formato remoto

Evento reúne estudantes e docentes dos cursos de Licenciatura da Universidade
02/12/2020 Texto e foto: UERGS

A Uergs realizará, de 8 a 10 de dezembro, a 3ª edição do Fórum das Licenciaturas, de forma remota. O evento reúne docentes e estudantes dos cursos de Licenciatura da Universidade para a discussão de temas pertinentes aos currículos dos cursos e à docência.

A mesa de abertura do Fórum abordará o impacto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica nas Licenciaturas da Uergs. Os palestrantes serão a professora Maria Claudia Dal’Igna, da Unisinos, e o professor Sérgio Franco, da Aesufope, com a mediação da pró-reitoria de Ensino da Uergs, Rochele Santaiana.

Na tarde do dia 9 de dezembro, diversos temas serão discutidos em mesas simultâneas sobre inclusão de pessoas com deficiência, questões étnico-raciais, questões de gênero e sexualidade, e questões indígenas.  À noite, as salas serão organizadas por curso, para debater os estágios curriculares em cada uma das licenciaturas.

Na quinta-feira, dia 10, ocorrerá a abertura oficial do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (RP), com as presenças das respectivas coordenadoras. Em seguida, será realizada a sistematização do Fórum e encaminhada a Carta do Fórum das Licenciaturas.

A Uergs oferta os cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, na Unidade em Montenegro; em Ciências Agrárias, na Unidade em Vacaria; em Letras: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, na Unidade em Porto Alegre; e em Pedagogia, nas Unidades em Alegrete, Bagé, Cruz Alta, Osório, São Francisco de Paula e São Luiz Gonzaga.

As atividades de terça-feira e de quinta-feira serão transmitidas pelo YouTube da Uergs e abertas ao público em geral. A programação de quarta-feira é restrita a estudantes, docentes e funcionários dos corpos técnico e de apoio administrativo da Uergs. Para se inscrever, a comunidade universitária da Uergs deve Formulário de Inscrição até o dia 6 de dezembro.

MAIS NOTÍCIAS