Notícias


Secretaria da Agricultura do RS monitora surtos de gafanhotos na região Noroeste

As informações de ocorrência partiram dos produtores, sindicatos rurais e entidades da região
01/12/2020 Ascom Seapdr / Edição: Secom – Foto: Ralf Kunze from Pixabay / Divulgação

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) iniciou, na segunda-feira, dia 30 de novembro de 2020, investigação sobre surtos de gafanhotos na região Noroeste do Estado. As informações de ocorrência partiram dos produtores, sindicatos rurais e entidades da região.

“Estamos averiguando a situação, mas, segundo as informações obtidas, não se tratam de gafanhotos migratórios da espécie Schistocerca cancellata. A ocorrência de surtos de gafanhotos de diversas espécies é esperada devido às condições climáticas e a época do ano", tranquiliza o agrônomo Ricardo Felicetti, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr.

Conforme Felicetti, os levantamentos preliminares indicam infestações descentralizadas, não passíveis de formação de nuvens. A suspeita é que se trata de uma espécie endêmica e comum.

"A preocupação maior é a ocorrência de surtos de S. cancellata, já que o potencial de infestação e danos é maior. Há equipes diligenciando a região para o monitoramento e orientação aos produtores. A secretaria está avaliando as medidas necessárias de resposta, havendo necessidade", explica.

Informações de surtos devem ser encaminhadas à Seapdr, por meio dos canais de comunicação listados abaixo, ou à rede de vigilância, composta pelas inspetorias e escritórios de defesa agropecuária da secretaria e os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

Canais de comunicação de surtos

WhatsApp: (51) 8412-9961
E-mail: vigifito@agricultura.rs.gov.br
Atendimento DDSV: (51) 3288-6289 e 3288-6294

MAIS NOTÍCIAS