Notícias


Vereador cobra explicações do Hospital de Camaquã sobre o atraso de cirurgias, nas especialidades de Hérnia e Vesícula

Indicação nº 66 de 2019 foi encaminhada via ofício ao Hospital
12/10/2019 Redação Portal de Camaquã - Foto: Skeeze from Pixabay / Divulgação

Na leitura do Expediente da 132ª Sessão Ordinária do Poder Legislativo de Camaquã, foi lida a Indicação nº 66 de 2019, de autoria do Ver. Vinícios Araújo.

O Vereador Vinícios requer que seja enviado esta ofício à Direção da Fundação Assistencial e Beneficente de Camaquã - FUNBECA, mantenedora do Hospital Nossa Senhora Aparecida - HNSA, buscando explicações referentes ao atraso de cirurgias, nas especialidades de HÉRNIA e VESÍCULA

Essa indicação atende pedidos de diversos pacientes que aguardam data para realizar o procedimento cirúrgico. Desta forma, questiona-se: qual a previsão de realização do procedimento, o prazo de espera e a razão pelo tempo de espera.

Segundo a justificativa, o Hospital Nossa Senhora Aparecida é referência para atendimento de urgência e emergência para os Municípios de Camaquã, Cristal, Amaral Ferrador, Arambaré, Chuvisca, Tapes, Sentinela do Sul e Cerro Grande do Sul, atendendo em média mais de 2.500 pessoas mensais; sendo referência para cobertura de acidentes próximos a BR-116, em direção a Porto Alegre e o Município de Cristal.

Temos conhecimento que assim como os demais hospitais, a falta de recursos financeiros afeta áreas importantes da Instituição. Mas o Ver. Vinícios saliento que a demora para realização de cirurgias vem causando preocupação nos pacientes que aguardam as cirurgias sem previsão, sejam  das modalidades de urgência, emergência, quanto eletiva.

A comunidade enfatiza que algo tem que ser feito, e com urgência, já que este grave problema perdura por muito tempo e os pacientes que necessitam de cirurgias não podem ser prejudicados sem previsão de atendimento, correndo muitas vezes risco de agravar suas doenças e problemas relacionados com sua saúde.

Após a leitura, a indicação foi encaminhada ao Hospital de Camaquã através do Ofício nº 116 de 2019. Vamos aguardar a posição da Direção.





MAIS NOTÍCIAS