Notícias


Prevenção ao câncer de próstata é tema de live do Senar-RS nesta segunda, dia 30 de novembro

Médico, psicóloga e nutricionista apresentarão questões relativas a diagnóstico e tratamento
27/11/2020 Por Padrinho Agência de Conteúdo – Foto: Divulgação

Em todo o mundo, novembro é um mês dedicado a ações educativas sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o tipo mais comum entre os homens depois do câncer de pele. Por desinformação ou medo, muitos deles não fazem os exames preventivos. A doença - que é mortal em quase um terço dos casos - tem tratamento e cura, mas pode deixar sequelas.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) colabora na campanha de conscientização promovendo a live “O diagnóstico precoce salva vidas”, na próxima segunda-feira (30/11), a partir das 19h30.

No evento, transmitido no canal do Senar no YouTube, a Técnica em Educação do Senar-RS Carina Bridi, conversará com o médico oncologista Dr. Luiz Bruno, da Oncoclínicas-RS; com a psicóloga Marina Stürmer Scur, do Hospital São Lucas (PUCRS); e  com a nutricionista Julianne Freitag, da Nutriativa Freitag Ltda.

“O médico trará dados sobre o panorama da doença e condutas como o diagnóstico precoce que podem evitar a evolução do câncer. A psicóloga abordará comportamentos saudáveis e importantes para uma boa qualidade de vida, e esse também será o reforço positivo trazido pela nutricionista”, antecipa Carina Bridi.

Mas a ação do Senar-RS visa, sobretudo, colocar o assunto em evidência não apenas entre os homens, mas com a família como um todo.

“Precisamos falar sobre o assunto para chamar a atenção sobre a necessidade da prevenção, de agir de forma precoce à doença mudando o comportamento masculino e cuidados com esta demanda, que é crescente. De certa forma, o público feminino já possui esta rotina e pode apoiar os homens nesta conscientização. Homens estes que podem ser o filho, o irmão, o marido, pessoas da família que fazem parte deste pequeno universo”, diz Carina.
 
Live: NOVEMBRO AZUL, O DIAGNÓSTICO PRECOCE SALVA VIDAS

Quando: segunda-feira, 30 de novembro, 19h30

Onde: Canal do Senar no YouTube (www.youtube.com/SenarRioGrandedoSul)

Participantes:

- Carina Bridi, Senar-RS

- Dr. Luiz Bruno, médico oncologista do Grupo Oncoclínicas-RS

- Marina Stürmer Scur, psicóloga do Hospital São Lucas (PUCRS)

- Julianne Freitag, nutricionista da Nutriativa Freitag Ltda

MAIS NOTÍCIAS