Notícias


SESC Belenzinho promove série sobre Circo com a Cia Singular, Rainhas do Radiador e Trupe DuNavô

Série Conhecendo o Circo será transmitida pelo Facebook e Instagram do Sesc Belenzinho às quarta-feiras, até o 27 de janeiro de 2021
26/11/2020 Assessoria de Imprensa Sesc Belenzinho – Foto: Divulgação
Anterior Próximo

Até o dia 27 de janeiro de 2021, sempre às quartas-feiras, o Sesc Belenzinho exibe a série Conhecendo o Circo, nos perfis do Facebook e Instagram @sescbelenzinho.

Participam do projeto a Cia Singular, o coletivo Rainhas do Radiador e a Trupe DuNavô, artistas circenses que há anos se dedicam à pesquisa da palhaçaria em união com outras técnicas circenses como acrobacias, ventriloquia, ilusionismo, luta livre, grammelot, entre outras.

Criado exclusivamente para as redes sociais da unidade, Conhecendo o Circo é uma espécie de glossário, em que o público será convidado a conhecer mais do universo das artes circenses por meio de vídeos divertidos, explicando cada uma das técnicas e artifícios usados para compor uma obra circense.

Desde a história de cada técnica, passando por seus níveis de dificuldade e elementos de processos criativos, o projeto apresenta ao público o vigor desses artistas em cena e nos bastidores, sensibilizando a população e criando identificação com a diversidade técnica que compõe o Circo como linguagem.

“A ideia é surpreender o público por diversos ângulos, demonstrando como cada um dos grupos atua com as técnicas com as quais se identifica. Esperamos ampliar o repertório da população e a compreensão sobre essa manifestação artística que é o Circo, ressaltando sua importância para a sociedade”, comentam Cia Singular, Rainhas do Radiador e Trupe DuNavô.

A Cia Singular, formada por Dario França e Fernando Proença, pesquisa há mais de dez anos a comicidade e a linguagem popular do Palhaço, transitando pela mágica, ventriloquia, música e malabares. O grupo trará vídeos que exploram a história e as técnicas da ventriloquia e do malabares.

Já o coletivo Rainhas do Radiador, formado por Loi Lima, Aline Hernandes e Ana Pessoa, que tem a palhaçaria e comicidade física feminina como fio condutor de sua pesquisa, apresentará as técnicas de Acrobacia Cômica, Tecido Cômico, Monociclo e Luta Livre, especialidade que ficou famosa na década de 1980 com o grupo Gigantes do Ringue. O grupo contará com a participação de Geisa Helena, palhaça, Cleciane Tomé, Cinegrafista e ilustrações de Juliana Ketendjian.

A Trupe DuNavô, formada por Gabi Zanola, Gis Pereira, Renato Ribeiro e Vinicius Ramos, pesquisa a linguagem da palhaçaria há mais de dez anos, utilizando o espaço urbano e a interação que se estabelece entre o palhaço e as pessoas nesse contexto, como matéria prima de seus processos de criação. O grupo apresentará vídeos abordando a Dramaturgia, a técnica de Grammelot, Palhaçaria Feminina e Música na palhaçaria, com edição de André Grynwask.

CONHECENDO O CIRCO (Grátis - Livre)

Quando: até 27 de janeiro de 2021. Quartas-feiras.

Plataforma para assistir: Facebook e Instagram da unidade (@sescbelenzinho)

Programação:

Cia Singular apresenta Malabares, Ventriloquia com Bonecos e Objetos nos dias 19, 25 de novembro e 02 de dezembro de 2020

Ventriloquia com bonecos - link: https://www.facebook.com/sescbelenzinho/posts/3824751340882756

Malabares - link: https://www.facebook.com/sescbelenzinho/posts/3839397856084771

Rainhas do Radiador apresentam Acrobacia Cômica, Luta Livre, Monociclo e Tecido Cômico, nos dias 9, 16, 23 e 30 de dezembro de 2020

Trupe DuNavô apresenta Palhaçaria Feminina, Grammelot, Dramaturgia, Música e Palhaço, nos dias 6, 13, 20 e 27 de janeiro de 2021

+ SESC NA QUARENTENA

Desde o final de agosto, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

Saiba +: Sesc Digital

MAIS NOTÍCIAS