Notícias


Museu de Arte Contemporânea realiza primeira ocupação artística na nova sede

Instalação “Imagine+”, de Ana Mähler, começa no próximo sábado, dia 28 de novembro
26/11/2020 Ascom Sedac / Edição: Secom - Foto: Letícia Lau/Divulgação

Ana Mähler acredita que os desejos e as palavras têm uma poderosa força capaz de nortear as ações. Com essa inspiração e almejando sempre um mundo melhor e mais generoso, a artista visual apresenta no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) a sua nova instalação, Imagine+. A ocupação, que foi um convite da Associação de Amigos do MACRS, começa no próximo sábado (28/11) e conta com a curadoria de Letícia Lau.

A abertura ocorrerá das 10h às 18h, na nova sede do museu, no Quarto Distrito (Rua Comendador Azevedo, 256). Entre 1º e 12 de dezembro, a visitação estará aberta de terça a domingo, das 12h às 17h.

O evento e o projeto têm caráter beneficente, e o resultado da arrecadação com a venda dos módulos da obra apoiará o restauro de dois bondes históricos doados pela Polícia Civil ao museu e a reforma do local. Serão observados todos os protocolos sanitários de segurança à Covid-19.

Com Imagine+, Ana Mähler dá continuidade à sua obra Siga a regra de ouro. Exibida no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) em 2018, a exposição propunha uma reflexão sobre o princípio da regra de ouro, conceito que ocorre, sob alguma forma, em quase todas as religiões e tradições éticas, manifestando-se ainda sob a perspectiva da psicologia, da filosofia, da sociologia e da economia.

Na oportunidade da instalação no Margs, os visitantes escolheram para si uma regra como norte das suas ações, além de encontrarem no local cartões com palavras positivas. Agora, esse projeto recebe um novo desdobramento, ressignificando-se e transformando a estrutura utilizada dois anos atrás em uma nova instalação.

Composta por 300 peças que formam um mural de sentimentos, Imagine+ utiliza materiais da obra anterior, remodelando-a em quadrados de 30 cm x 30 cm, nos quais são adicionados uma palavra-cartão envolta em folhas de ouro, todos selados com acrílico.

Para o projeto, a artista elegeu 22 palavras que considera essenciais, entre as quais +amor, +gentileza, +sorrisos e +gratidão, entre outras. Assim, a obra segue sua transformação com o envolvimento do público que agora poderá adotar esses sentimentos e ações em busca da sua própria poética do cotidiano.

Com o objetivo de potencializar o alcance e a sinergia do projeto, Ana Mähler e a Associação dos Amigos do MACRS formaram uma parceria com a campanha, e o resultado da arrecadação com a venda dos módulos da obra apoiará a restauração e conservação dos bondes, que estão no local para visitação, além de realizar algumas das benfeitorias previstas no projeto de reforma da nova sede do museu.

Ao adquirir uma das peças que compõem a instalação, cada pessoa terá seu nome gravado no lugar da obra adquirida, sendo posteriormente aplicado dentro dos bondes restaurados em caráter permanente. As peças já estão disponíveis para pré-venda no site ou pelo WhatsApp (51) 99977-0828 e celular (51) 98531-2239.

SERVIÇO

• Evento: Imagine+ no MACRS IV Distrito, por Ana Mähler

• Abertura: sábado (28/11), das 10h às 18h

• Visitação: de 1º a 12 de dezembro, de terça a domingo, das 12h às 17h, no MACRS IV Distrito (Rua Comendador Azevedo, 256, em Porto Alegre)

• Pré-venda: pelo site www.imaginemais.anamahler.com | WhatsApp (51) 99977-0828 e celular (51) 98531-2239.

Apoiadores do projeto: Transportes Mähler, Macaronni, Todeschini, Maikel Marques Movelaria, LS8 Consultoria, Nilton Santolin Photography, Luís Ventura Fotografias, Tintas Killing, Brascril, VW Atelier Coletivo, Orginal Art e Poa Tem

Produção: Babilônica Arte e Cultura

Realização: Ana Mähler Arte + Arquitetura e Associação dos Amigos do MACRS (AAMACRS)

Apoio institucional: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) e Secretaria da Cultura (Sedac)

MAIS NOTÍCIAS