Notícias


Artesanato com couro cru é tema de oficina virtual gratuita, nesta quarta, dia 25

As atividades serão realizadas das 10h às 10h45 e das 11h15 às 12h
25/11/2020 Comunicação Social FGTAS – Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 25 de novembro, ocorrerão oficinas de Guasqueiro. As atividades serão realizadas das 10h às 10h45 e das 11h15 às 12h e integram a programação do Webinário Artesão em Foco: Artesanato, cultura e sustentabilidade, que é transmitido pela página e pelo canal da FGTAS no Facebook e Youtube, respectivamente.

As oficinas consistem na demonstração de práticas e na aplicação da técnica típica regional de couro cru e envolvem todas as etapas da produção de peças: a preparação do couro, o corte de tento e o trançar. Os instrutores serão Marlene Leal, coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), e Vagner Heleno Pereira, instrutor dos cursos da Casa do Artesão de Porto Alegre.

Também consta na programação desta quarta-feira, 25 de novembro, às 15h, a roda de conversa Artesanato e patrimônio: saberes e fazeres protegidos. A atividade pretende apresentar modelos de bens culturais imateriais que estão em processo de patrimonialização no Estado, bem como difundir e promover o artesanato como patrimônio cultural.

A roda contará com a participação das extensionistas da Emater RS/Ascar, Caroline de Quadros e Ana Lecy Pacheco; das artesãs, Noemi dos Santos Lemos e Nilza Peres de Oliveira; e da museóloga, pesquisadora do Patrimônio Cultural e coordenadora do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do RS, Letícia de Cássia.

As mediadoras serão a historiadora, especialista em História do RS, Memória e Patrimônio e Educação para o Patrimônio, delegada do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio, Luciana de Oliveira; e a socióloga, pesquisadora e delegada do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio, Rossanna Prado.

O webinário acontece de 23 de novembro a 4 de dezembro de 2020. É uma promoção da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS), da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), da Emater/RS-ASCAR, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; em parceria com a Escola de Governo.

O evento objetiva proporcionar atividades de troca de experiência e de orientações voltadas ao seguimento do artesanato; promover o aprimoramento das técnicas artesanais, por meio de oficinas de demonstração do saber-fazer; bem como espaços de discussão das políticas públicas municipais, estaduais e federais voltadas ao artesão e ao desenvolvimento do artesanato. Confira a programação completa e mais informações sobre o webinário no blog: https://fgtas.rs.gov.br/expoargs.

MAIS NOTÍCIAS