Notícias


Evento internacional, nesta quinta, dia 26, debate como melhorar a qualidade do atendimento em saúde com custos sustentáveis

Promovido pelo Hospital Moinhos de Vento, evento online e gratuito aborda experiências de projetos que aplicam os conceitos de cuidados em saúde baseados em valor
24/11/2020 Critério / Resultado em Opinião Pública – Foto: Divulgação

O Value Based Healthcare (VBHC) ou “Cuidados em saúde baseados em valor” foi uma alternativa que emergiu diante dos altos custos dos cuidados com a saúde e eficiência clínica nem sempre satisfatória.

Esse modelo de atendimento consiste em recompensar os profissionais conforme a melhora do paciente, por meio de um incentivo para que médicos e hospitais trabalhem com o propósito de buscar os melhores desfechos e a recuperação real. É um conceito que inova toda a estrutura atual.

Para discutir o tema na prática, o Hospital Moinhos de Vento e o Ministério da Saúde realizarão nesta quinta-feira, dia 26, o evento “Evidência em Saúde 2020: rumo a um modelo baseado em valor para o sistema público de saúde”.

Contando a expertise da instituição e de especialistas no assunto, o encontro terá como tema “Cuidados em Saúde baseados em Valor” e  busca levar o conhecimento de quem obteve resultados com o novo modelo de atendimento a gestores, tomadores de decisão em saúde e pesquisadores.

A programação abordará temas como gestão, análise de custos e de desfechos clínicos, apresentando exemplos da aplicação do VBHC nos sistemas de saúde europeu e brasileiro. O evento, que se inicia às 8h, será dividido três partes.

A primeira será dedicada à conceitualização dessa estratégia de cuidado em saúde. Em seguida, serão debatidas as particularidades de cada sistema de saúde, a partir de estudos de caso. A troca de experiências terá a presença do fundador do VBHC Center Europe — plataforma europeia para a implementação do VBHC —, Fred Van Eenennaam, da fundadora do Escritório de Gestão de Valor do Hospital Albert Einstein (HIAE), Marcia Makdisse, e da chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento, coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) (INCT/CNPq) e professora da UFRGS, Carisi Polanczyk. A moderação será realizada pela pesquisadora do INCT/CNPq e professora da PUCRS, Ana Paula Etges.

Na última parte do evento será organizada uma mesa-redonda para apresentar projetos no Brasil nos quais esses conceitos são aplicados. O debate contará com a chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento e presidente eleita da Organização Mundial de AVC, Sheila Martins, com a gerente-médica da instituição, Gisele Alsina Nader Bastos, e com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Erno Harzheim, ex-secretário de Atenção Primária no Ministério da Saúde. As inscrições para o evento online são gratuitas e podem ser realizadas no site.

MAIS NOTÍCIAS