Notícias


Instituto Geração Tricolor comemora uma década de trabalho em favor da inclusão social

Entidade é referência no atendimento de crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, com atividades no turno inverso ao da escola
23/11/2020 Ascom Grêmio - Foto: Divulgação Grêmio FBPA

Nesta sexta-feira, dia 20, o Instituto Geração Tricolor (IGT) completa 10 anos de existência, comemorando a consolidação de um projeto iniciado em novembro de 2010. Para marcar a data, o Clube em parceria com o IGT organizou uma série de atividades comemorativas que iniciam, com a entrega de kits de aniversários às famílias contempladas pelo atendimento da entidade. Concebido para ser um braço de responsabilidade social do Grêmio, o Instituto se tornou referência no atendimento de crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, com atividades no turno inverso ao da escola.  

Nascido na Azenha, a partir do sonho de gremistas abnegados, o IGT acompanhou o Tricolor desde o Velho Casarão até a mudança para a Arena. Além de se adaptar ao novo endereço, a instituição direcionou suas atividades para o entorno da casa gremista a partir da inauguração da nova sede no antigo Parque do Remo, próximo ao Centro de Treinamento Presidente Luiz Carvalho.  

O IGT oferece Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), uma intervenção social planejada que visa criar espaços de formação, participação e cidadania, por meio de atividades socioeducativas, culturais, lúdicas e esportivas a partir do interesse, demandas e potencialidades de cada faixa etária, possibilitando o desenvolvimento  do protagonismo e de maior autonomia.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, com no mínimo quatro horas diárias de duração e duas refeições. As crianças estão organizadas em grupos, com atendimento realizado por Educadores Referência, estudantes de nível superior de Pedagogia ou Educação Física, Psicologia e Serviço Social, além de voluntários e oficineiros. A educação como a base norteadora na execução dos trabalhos do IGT, levou a entidade a criar uma resolução interna para que nenhuma criança encerrasse sua participação no Instituto sem estar alfabetizada, o que deu origem também a oficinas de alfabetização.

Outro diferencial do Instituto é o oferecimento das aulas de remo, prática que deu origem à fundação do Clube em 1963, e que é a contrapartida da entidade para o uso da estrutura. A manutenção do esporte, rendeu em 2018, medalha de bronze para um dos alunos no Campeonato Brasileiro Júnior no Rio, ouro na Copa Sul aqui em Porto Alegre, além de inúmeras vitórias nas regatas da Remosul. Outro adolescente obteve ouro em skiff, double-skiff e four skiff no Campeonato Brasileiro de Jovens nos anos de 2018 e 2019.  

Futebol, vôlei, atividades lúdico-recreativas e oficinas de informática também fazem parte das rotinas pedagógicas dos educandos. A Alicia Vargas, de 14 anos, é mais um exemplo. Desde 2018, a jovem passou a integrar a equipe de futebol sub-14 da Escola do Grêmio.

Foi por meio de iniciativas como esta que ao longo de 10 anos, mais de 200 crianças foram "formadas" pelo IGT.  Para 2021, o objetivo é dobrar o número de crianças e adolescentes atendidas.  

VEJA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE 10 ANOS DO IGT  

-  Entrega de kit de aniversário para os familiares dos alunos atendidos pelo  IGT  
- Doação de lanches do MC Donalds  
- Lançamento de Cartilha – História do IGT  
- Patch com selo comemorativo de 10 anos nas camisas dos jogadores no jogo Grêmio x Goiás  
- Descerramento de placa comemorativa e homenagem ao presidente Fábio Koff
- Lançamento da Plataforma de doação para angariar fundos para o IGT

Confira também o vídeo especial produzido pela Grêmio TV, que conta mais sobre os 10 anos do Instituto Geração Tricolor.

MAIS NOTÍCIAS