Notícias


No Dia da Consciência Negra, Djamila Ribeiro abre a programação do 1º Festival Cinema Negro em Ação

O encontro será às 12h da sexta-feira, 20 de novembro
20/11/2020 Ascom CCMQ / Edição: Secom - Foto: Divulgação

O encontro com a filósofa e escritora Djamila Ribeiro abre a programação do 1º Festival Cinema Negro em Ação, às 12h de sexta-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Djamila, uma das homenageadas do evento, comanda uma conversa sobre a presença negra no audiovisual brasileiro.

O bate-papo terá a participação das curadoras Carol Anchieta e Camila de Moraes, com mediação da jornalista Clarissa Lima, da Secretaria da Cultura (Sedac). A representatividade no cinema negro é uma das pautas.

Assim como a grade completa do festival, com as 20 horas de programação, o encontro com Djamila tem transmissão ao vivo pela TVE-RS, canal 7.1 no sinal aberto, canal 7 na Net ou no site da emissora.

Também será possível acompanhar as exibições pela fanpage da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) no Facebook, pela plataforma Cultura em Casa, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e pela TV Câmara Santa Maria, pelo canal 16 da Net e pelo canal 18.2 pelo sinal aberto, na região central do Estado.

A programação de abertura do festival prossegue às 20h30, com a exibição do filme “De Cabral a George Floyd. Onde arde o fogo sagrado da liberdade”, dirigido por Paulinho Sacramento, do Rio de Janeiro, que concorre na categoria longa-metragem.

O 1º Festival Cinema Negro em Ação, promovido pela Casa de Cultura Mario Quintana e pelo Instituto Estadual de Cinema (Iecine) – instituições da Sedac –, com patrocínio do Banrisul, prestará homenagens a pessoas de trajetória destacada na cultura negra e na promoção de ações afirmativas e inclusivas. Essas personalidades são a filósofa, ativista, escritora e acadêmica Djamila Ribeiro; o ator gaúcho Sirmar Antunes e a família Menezes, com a mãe Veralinda e os filhos Drayson, Sol e Sheron.

As homenagens ocorrem no dia 27 de novembro, juntamente com o anúncio dos vencedores do festival. Assim como Djamila, ao longo da programação, Sirmar Antunes e a família Menezes também participam de encontros virtuais com o público.

HOMENAGEADOS

Sirmar Antunes

Nascido em 1955, em Porto Alegre, iniciou a carreira artística como ator de teatro, nos anos 1970. Atuou em dezenas de peças, 18 longas e mais de 20 curtas.

Djamila Taís Ribeiro dos Santos

Filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira, é mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo. Importante referência intelectual negra, é autora de “Quem tem medo do feminismo negro?” (2018) e “O que é lugar de fala?” (2017).

Família Menezes

Veralindá Mènezes é compositora, cantora, escritora, roteirista, atriz, educadora social e digital influencer. Suas obras tratam do empoderamento feminino, da valorização dos idosos, da educação antirracista e de amor. Seu público alvo são as mulheres, as famílias e os educadores. Seus dois livros infantis quebraram paradigmas.

Em “Princesa Violeta” (2008), criou a primeira princesa negra dos contos de fadas, e em “Lilindda – Em Minha Amiga Rosinha” (2009), lançou o primeiro anjo negro da literatura brasileira. Alguns de seus contos e poesias estão publicados em quatro coletâneas e deram origem aos curtas-metragens “A Namoradeira” e “Minha outra Boca”.

Drayson Menezzes é ator, produtor, diretor, preparador de elenco, estilista e empresário. Fundador do Coletivo Preto e da Príncipes Negros Cultural, é um dos grandes articuladores do movimento artístico dos atores negros cariocas, ora como produtor ora como diretor ou ator.

Sol Menezzes é atriz, coach de atuação, produtora, digital influencer e empresária, sócia-fundadora da Príncipes Negros Cultural e integrante do grupo artístico e ativista-sociocultural Coletivo Preto, que revoluciona a cena artística carioca.

Já atuou, produziu e dirigiu no teatro e no audiovisual. Atualmente, integra o elenco da série “Irmandade” da Netflix. É uma das produtoras da ocupação teatral “Segunda Black”, indicada o Prêmio Shell 2018. Como apresentadora e uma das mentoras e produtoras no Canal Tela Preta TV, marcou a história do audiovisual, em 2018, com um programa de variedades feito só por pessoas negras.

Sheron Menezzes é atriz contratada da Rede Globo desde 2002. Já esteve em 13 novelas e duas séries, além de participações em programas de variedades, filmes e espetáculos teatrais. Sheron é a irmã mais velha, que influenciou Drayson e Sol a trilharem a carreira artística. Os irmãos a seguiram também acrescentando um Z ao sobrenome. No ano passado estiveram juntos na produção e realização do curta-metragem “A Namoradeira”, com roteiro de Veralindá, no qual Sheron vive a protagonista “Naná”.

SERVIÇO

O quê: abertura do 1º Festival Cinema Negro em Ação

Quando: sexta-feira (20/11)

Horário: às 12 h e às 20h30

Onde: TVE-RS, canal 7.1 no sinal aberto, canal 7 na Net ou no site da emissora; fanpage da CCMQ e pela plataforma Cultura em Casa, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O festival será transmitido ainda pela TV Câmara Santa Maria, pelo canal 16 da Net e pelo canal 18.2 no sinal aberto, abrangendo a cidade e municípios vizinhos da região central do Estado.

MAIS NOTÍCIAS