Notícias


Simpósio de Fisioterapia discute reabilitação de pacientes de COVID-19, no dia 20 de novembro

Evento online e gratuito promovido pelo Hospital Moinhos de Vento reunirá especialistas nacionais e internacionais
15/11/2020 Critério / Resultado em Opinião Pública – Foto: Karine Viana / Divulgação

O profissional de fisioterapia está presente no cuidado a quase 100% dos pacientes de COVID-19 que vão para o Centro de Terapia Intensiva (CTI). Cabe a ele realizar o manejo ventilatório não invasivo ou até mesmo invasivo nos casos mais graves, com o objetivo de reabilitar e recuperar sua funcionalidade o mais breve possível. Muitas vezes, é necessário permanecer diversos dias acamado e sedado, trazendo consequências motoras e funcionais avassaladoras.

Mesmo diante desse cenário desafiador, cerca de 89% dos pacientes graves que passaram pelo CTI do Hospital Moinhos de Vento tiveram alta hospitalar caminhando — seja com ou sem auxílio. Para tratar de aspectos da reabilitação, protocolos e medidas adotadas para o manejo adequado desse paciente, a instituição promove o I Simpósio Internacional de Reabilitação e 5º Simpósio de Fisioterapia.

A programação, online e gratuita, ocorrerá no dia 20 de novembro, das 18h às 22h, reunindo especialistas nacionais e internacionais. Entre os convidados estão Jéssica Mitchell Bangloy, terapeuta no Departamento de Cuidados Respiratórios da Johns Hopkins Hospital e professora em Cuidados Respiratórios, que abordará o manejo ventilatório no paciente crítico na Covid-19.

“O Simpósio ganha mais relevância porque temos um novo cenário atrelado à COVID-19, que trouxe novos desafios aos profissionais de fisioterapia no ambiente hospitalar”, explica o coordenador do Serviço de Fisioterapia do Hospital Moinhos de Vento, Leonardo Garcia. Segundo ele, as trocas de experiências entre as instituições e a constante revisão da literatura se intensificaram, o que resulta em um aprendizado inicial e a readequação de muitas práticas e abordagens para uma doença nova.

“Nossos protocolos tiveram de ser construídos para atender desde o paciente na Unidade de Internação, que podemos orientar através de videoaulas, até o mais crítico, que necessita de diversas abordagens para a melhora ventilatória e posteriormente sua reabilitação motora”, conta o especialista.

Apoio na reabilitação

O simpósio também será uma oportunidade para discutir e aprender ainda mais com as vivências ocorridas e as que ainda estão acontecendo, analisando o que deu certo e entendendo os desfechos dessas práticas em diferentes instituições do Brasil e dos EUA. A programação se estende aos profissionais de equipes multidisciplinares, como médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, técnicos de enfermagem e estudantes da área da saúde.

Programação

18h – Boas vindas

Vania Röhsig (Superintendente Assistencial do Hospital Moinhos de Vento)

Leonardo Garcia (Coordenador do Serviço de Fisioterapia do Hospital Moinhos de Vento)

18h15 – Experiência Hopkins: Manejo Ventilatório do Paciente Crítico no Coronavírus

Jessica Mitchell Bangloy (Professora em Cuidados Respiratórios e Terapeuta no Departamento de Cuidados Respiratórios Johns Hopkins Hospital)

19h – O novo Coronavírus e seus ensinamentos na Reabilitação do Paciente Crítico

Ricardo Kenji Nawa (Fisioterapeuta Sênior do Departamento de Pacientes Graves – Hospital Israelita Albert Einstein)

Fabiano Francio (Coordenador do Serviço de Fisioterapia Hospitalar do Hospital Tacchini)

20h – Abordagem Fisioterapêutica no Coronavírus ao Paciente na Enfermaria, sim ou não?

Fernanda Dias Guirado (Fisioterapeuta do Serviço de Reabilitação do Hospital Sírio Libanês)

Ricardo Wickert (Liderança Fisioterapia do Hospital Moinhos de Vento)

21h – Fisioterapia na Pandemia: e os outros pacientes, como ficam?

Carla Andrade (Coordenadora da Fisioterapia do Hospital do Câncer de Barretos Fundação Pio XII Hospital do Amor)

Priscila Cidade (Liderança Fisioterapia Hospital Moinhos de Vento)

MAIS NOTÍCIAS