Notícias


App Menor Preço Brasil tem nova versão liberada para baixar

Aplicativo usado em todo o Brasil passa a solicitar login da conta gov.br para maior segurança
13/11/2020 Ascom Sefaz / Edição: Secom – Foto: Divulgação

O aplicativo Menor Preço Brasil, ferramenta que permite que os usuários encontrem o menor preço de um produto praticado no comércio, avança em mais um processo para trazer segurança aos dados e informações disponibilizados na ferramenta.

A nova versão do aplicativo, sem custo para o usuário, solicita a partir de agora o login obrigatório pela conta gov.br, que é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais.

Esta conta, proposta pelo governo federal, facilita a identificação e autenticação do cidadão, além do controle de acesso unificado de cada cidadão aos serviços digitais oferecidos pelos órgãos públicos. Dessa forma, com um único usuário e senha, o login gov.br fornece um nível de segurança maior a todos.

Apesar de parecer complexo, o gov.br é uma plataforma de fácil cadastro e que cada vez mais será utilizada e solicitada para acesso aos mais diversos serviços públicos digitais. “A crescente migração dos serviços públicos para o digital, impulsionada ainda mais pela pandemia do coronavírus, traz a necessidade de aprimoramentos nas plataformas digitais para oferecer mais segurança e confiabilidade aos usuários. A nova atualização do Menor Preço Brasil nada mais é do que garantir essa segurança aos cidadãos e também a todas as informações que acabam sendo compartilhadas pelo aplicativo”, destacou o chefe adjunto da Divisão de Tecnologia e Informações Fiscais (DTIF) da Receita Estadual, Dimitri Munari Domingos.

O Rio Grande do Sul, por meio da Receita Estadual e em conjunto com Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do RS S.A., desenvolveu a solução e, da mesma forma que ocorre com diversas outras ferramentas, são necessárias atualizações constantes para aprimorar os serviços oferecidos aos cidadãos. “O app Menor Preço Brasil fornece milhões de informações aos cidadãos dos diversos Estados e é importante sua permanente atualização para consolidação e maior segurança do produto”, afirmou o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.

Atualmente, a obrigatoriedade de login com a conta gov.br já é exigida para acesso em outros aplicativos e serviços como CNH digital, INSS, consultas do Detran, CRVL digital, FGTS, auxílio emergencial da Covid-19, votação biométrica do TSE e também aos aplicativos Nota Fiscal Fácil (NFF) e Servidor RS.

Quem utiliza o Menor Preço Brasil

O Menor Preço Brasil é um aplicativo fornecido pela Receita Estadual do RS e Procergs e está disponível para utilização de todos os Estados, sendo que atualmente 15 já utilizam a plataforma. Na ferramenta, disponível para Android e iOS, é possível encontrar o menor preço de um produto, com filtros por distância da localização e data de realização da venda.

Os outros Estados podem utilizar a tecnologia conforme celebrado no Convênio de Cooperação Técnica 3/19, de 27 de setembro de 2019, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Pouco mais de um ano depois da utilização em diversos Estados, o aplicativo vem proporcionando economia nas compras dos cidadãos e acumula mais de 50 mil downloads, 15 milhões de consultas e 300 milhões de itens retornados como resultado.

Menor Preço Nota Gaúcha

Ambos os aplicativos, Menor Preço Brasil e Menor Preço Nota Gaúcha, são tecnologias desenvolvidas pela Receita Estadual do RS e pela Procergs. A versão nacional engloba a pesquisa de preços dos produtos dos Estados e a partir de agora passa a solicitar o login da conta gov.br.

O app Menor Preço Nota Gaúcha é uma versão do Rio Grande do Sul em que é possível fazer a pesquisa de preços dos produtos comercializados em solo gaúcho. Este aplicativo ainda não utiliza a obrigatoriedade do login da conta gov.br, sendo necessário apenas o cadastro do cidadão no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG).

MAIS NOTÍCIAS