Notícias


O futuro é com os drones

Docente do Senac Tech fala sobre legislação da tecnologia
13/11/2020 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

Por volta de 1930 foram desenvolvidas espécies de drones (veículo aéreo não tripulado) que eram controlados via rádio, os quais foram utilizados e aprimorados durante a Segunda Guerra Mundial.

Em torno dos anos 50, durante a Guerra Fria, alguns foram construídos exclusivamente com objetivo de espionagem. Em 1960, os EUA passaram a realizar testes com os equipamentos e em 1973, admitiram a utilização dos mesmos.

Ao longo dos anos, a tecnologia evoluiu e atualmente já existem drones que podem voar sozinhos seguindo a programação feita previamente pelo piloto.

Atualmente no mundo todo, as áreas de atuação que utilizam drones cresce a cada dia, visto que os mesmos estão se popularizando como uma ferramenta de trabalho extremamente poderosa, ainda mais quando associados à softwares de última geração, que fornecem informações cruciais para diferentes operações.

No Brasil, segundo o docente do curso de Pilotagem de Drones com Filmagens e Fotografias Aéreas do Senac Tech, Rodrigo Felipe Wiebbelling, existem três mercados em que o uso de drones é extremamente popular.

"Um desses mercados é o audiovisual, por permitir um novo ponto de vista de toda e qualquer situação, que antes só era possível através de um helicóptero e de maneira limitada, devido às limitações de altura de voo do mesmo", explica o docente.

Outro mercado muito popular é a agricultura, onde a tecnologia é muito utilizada para otimizar plantações e diminuir custos. "Somente 1% de redução nos custos da agricultura, pode representar milhares de reais no mês. Por isso, são utilizados os drones multi espectrais, para avaliar a saúde da plantação e localizar pragas, permitindo um controle melhor do uso de agrotóxicos", esclarece Rodrigo.

O terceiro mercado muito movimentado é a área de mapeamento aéreo de alta precisão. Porém, diariamente surgem novas tecnologias, invenções e experimentos, e, com o auxílio de variados modelos de drones, novos mercados estão ganhando força e inovando em diversas áreas e setores.

Os drones já mudaram a forma das pessoas de verem a vida, uma vez que puderam conferir os lugares de cima, no céu. Mas é necessário ficar atento a legislação para manuseio dos equipamentos.

"Existem leis para uso de drones? Sim, mas nenhuma é aplicada na hora da compra. Diferente de um carro, você não precisa de habilitação, mas é necessário efetuar os registros necessários nos órgãos competentes. Comprar um drone e sair utilizando ele sem os devidos registros é contra a lei. É de extrema importância sempre atentar para a legislação vigente no país na hora da compra de um drone", esclarece o docente.

MAIS NOTÍCIAS