Notícias


Zé Adão Barbosa ministra a oficina “O Ator e o Texto: Hamlet” de 13 de novembro a 18 de dezembro na Casa Digital

Um estudo sobre a obra-prima de Shakespeare
10/11/2020 Assessoria de Comunicação / Rayuela Produções Culturais – Foto: Divulgação

A Casa de Teatro de Porto Alegre oferece uma oportunidade imperdível de estudo da obra Hamlet, de Shakespeare, uma das peças mais influentes e poderosas da língua inglesa, na oficina O Ator e o Texto, com o ator e diretor Zé Adão Barbosa. Os encontros acontecem de forma online, de 13 de novembro a 18 de dezembro na Casa Digital.

A interpretação do texto é um dos alicerces do trabalho do ator e também uma excelente base para qualquer outro profissional que trabalhe com  a palavra. No programa, técnicas de expressão vocal (respiração, ressonâncias, projeção), o gestus como suporte da palavra, uma viagem fascinante através dos elementos da retórica e da partitura vocal (inflexões, ritmos, intensidades, curvas melódicas, intenções, sub-textos, pausas lógicas e psicológicas), análise dos personagens e das camadas ocultas no texto dramático.

Escrita entre os anos de 1599 e 1601 por William Shakespeare, Hamlet é considerada uma tragédia. A peça se passa na Dinamarca, e conta a história do Príncipe Hamlet que tem como objetivo vingar a morte do rei Hamlet, seu pai, que foi executado pelo próprio irmão, Cláudio.

Depois de envenená-lo, Cláudio casou-se com a rainha e se tornou rei daquele país. Hamlet traça um mapa do curso de vida na loucura fingida ou na loucura real, explorando ainda profundamente temas como corrupção, traição, incesto, vingança e moralidade.

Além disso, essa é a peça mais longa de Shakespeare e ainda a que provavelmente lhe deu mais trabalho. O crítico Harold Bloom considera o personagem o primeiro homem moderno do mundo. Que na famosa frase “ser ou não ser, eis a questão”, ele prega que é senhor do próprio destino.

Inscrições e mais informações no site www.casadeteatropoa.com.br/product-page/o-ator-e-o-texto-com-zé-adão-barbosa-2 .

Serviço

O Quê: Oficina O ATOR E O TEXTO: HAMLET, com Zé Adão Barbosa

Quando: De 13 de novembro a 18 de dezembro, às sextas-feiras, das 18h30 às 20h30

Onde: Plataforma digital da Casa de Teatro de Porto Alegre

Público: Livre 

MAIS NOTÍCIAS