Notícias


Na abertura da 32ª Festuris, Leite anuncia R$ 6 milhões para combate à Covid-19 em municípios com vocação turística

"A realização da Festuris comprova que podemos fazer uma retomada segura dos eventos", afirmou Leite na abertura da feira
09/11/2020 Texto: Suzy Scarton / Edição: Secom - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite aproveitou a participação na abertura da 32ª Feira Internacional do Turismo de Gramado (Festuris), na quinta-feira, dia 5 de novembro de 2020, para anunciar um reforço de R$ 6 milhões para o combate à Covid-19 em 45 municípios com vocação turística da Serra, dos litorais Norte e Sul e da Fronteira.

O motivo do repasse extraordinário é a expectativa de que eles recebam muitos turistas e veranistas durante as festividades de final de ano e o verão. Além do recurso, o Estado dará suporte à rede hospitalar e pré-hospitalar.

“Vamos liberar a verba para que esses municípios com vocação turística possam reforçar suas ações de vigilância em saúde, atenção hospitalar e pré-hospitalar justamente para que a retomada do turismo aconteça com toda a segurança”, explicou Leite.

Como forma de impulsionar a retomada da economia e do turismo na região da Serra, Leite detalhou que o governo do Estado mantém tratativas com relação à aviação regional. “Estamos em processo de negociação com as companhias aéreas. Temos um decreto com política de redução de ICMS no querosene da aviação e a expectativa de voos com aviões de menor porte, entre Porto Alegre e Canela, para haver uma rota mais rápida entre as duas cidades”, contou.

Ao longo de 32 anos de existência, a Festuris se consolidou como a mais efetiva plataforma de negócios turísticos da América do Sul. O evento reforça a vocação turística da Serra Gaúcha e renova a cada edição o desejo dos principais players do mercado turístico nacional e internacional em promover a transformação do setor.

“A característica do povo gaúcho é a resistência e a resiliência, e a Festuris acontecendo aqui mostra essa capacidade de nos reinventarmos diante de uma circunstância absolutamente extraordinária. Não estava nos planos de ninguém que houvesse um quadro sanitário como o que enfrentamos mundialmente, mas o Rio Grande do Sul se destacou em função de estabelecermos regras, protocolos e cuidados. A realização da Festuris comprova que podemos fazer uma retomada segura dos eventos, com cuidados necessários, para que o turismo continue significando para a nossa economia tudo aquilo que já significa: emprego, renda e movimentação da economia”, destacou o governador.

Em 2019, a Festuris atraiu 17 mil participantes, incluindo 11 mil visitantes profissionais – 5% a mais que no ano anterior. A feira também contou com 2,7 mil marcas expositoras. A 32ª edição, que começa nesta quinta-feira e vai até domingo, dia 8, é a primeira a ocorrer no Serra Park. Anteriormente, o evento era realizado no Palácio dos Festivais.

O governador Eduardo Leite foi agraciado com o troféu Amigos da Festuris. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, também recebeu a honraria entregue a outras oito pessoas com fortes ligações com a feira.

Participaram da cerimônia os CEOs da Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, o prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci; a secretária estadual de Comunicação, Malu Macedo, o representante da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Alexandre Sampaio, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Gilson Machado Guimarães Neto, e o secretário nacional da Cultura, Mário Frias.

A realização da Festuris foi autorizada em decreto publicado em setembro no Diário Oficial do Estado. Para que a feira pudesse ocorrer, os organizadores tiveram de seguir, integralmente, todos os protocolos e regras estabelecidos na Portaria 617/2020, da Secretaria da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS