Notícias


Penitenciária de Arroio dos Ratos ministra curso de técnicas de emprego do cão em ambiente prisional para 3ª Batalhão de Polícia do Exército

Ação acontece no auditório da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos
05/11/2020 Ascom Susepe – Foto: Divulgação

Ocorre, nesta terça-feira, dia 3 de novembro de 2020, na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (PEAR), a instrução de aplicação das técnicas de emprego do cão em ambiente prisional, solicitado pelo 3º Batalhão de Polícia do Exército (BPE).

A prática é ministrada pelo agente penitenciário Anderson Moraes Cardoso, que é cinotécnico e coordena o canil da unidade prisional. Os alunos são do Estágio de Adestramento e Empregos de Cães de Guerra do BPE. Na parte da manhã, ocorreu a instrução teórica, já a prática simulada será no período da tarde, informou a direção da PEAR.

Conforme o diretor José Giovani Rodrigues de Souza, a casa prisional tem condições de fornecer a instrução requerida, "visto contarmos com servidor habilitado pelo próprio 3º BPE, que sempre disponibiliza vagas para alunos oriundos da Susepe", informou.

De acordo com ele, há salão de eventos e matriz teórica e prática para a realização da ação. "Estamos desenvolvendo a área de adestramento de cães para trabalho nas áreas de faro de entorpecentes, intervenção prisional e cinoterapia", finalizou.

Participam 29 alunos, além de oito instrutores militares 3ª BPE, incluindo o chefe da seção de cães de guerra, 1º Tenente Paulo Barros de Albuquerque.

A PEAR iniciou a construção do Canil Setorial em dezembro de 2019, nos termos do Regulamento Interno 001/2012 da Susepe. O projeto arquitetônico bem como o funcionamento seguem o regulamento, que inclusive prevê a integração entre instituições, em especial as de segurança pública.

MAIS NOTÍCIAS