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Projeto “Lidando com emoções no ambiente escolar” inicia nas escolas, em Camaquã

Desenvolvido pela Secretaria de Educação, projeto foi até a EMEF Dr. Nadir Medeiros para conversar com estudantes
08/10/2019 Ascom Prefeitura de Camaquã – Foto: Prefeitura de Camaquã

No dia de sexta-feira, dia 4 de outubro de 2019, pela manhã, a EMEF Dr. Nadir Medeiros, através da Secretaria Municipal da Educação, preparou um momento especial de formação aos alunos dos 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental.  

A proposta foi explanar sobre os relacionamentos entre colegas e amigos, motivação para os estudos, relações entre familiares X situações de conflito, preconceito e Bullying.

A Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Carina Rosa, com formação em Curso Normal (Magistério), Pedagogia e Psicologia e, cursando Especialização em Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, discorreu sobre essa temática. O tema de sua fala foi “As redes que me constituem como sujeito”

Nesse sentido, a mesma falou sobre as influências que formam e constituem a personalidade, que somos seres com características INDIVIDUAIS, porém da mesma espécie, portanto é importante estabelecer desde cedo atitudes de respeito para com o outro.

Falou ainda das relações com seus pares, a convivência com o próximo, a qual nem sempre é harmoniosa, mas que o pensar e ser diferente são o que determina o jeito de ser e viver de cada um, o que torna o mundo mais amplo e com maiores possibilidades.

Carina Rosa explicou sobre socialização e interação, as quais exigem atitudes de tolerância e compreensão para que possamos entender que todos tem o que contribuir para o nosso desenvolvimento e aprendizado.

Dentro dessa visão, a Assessora falou sobre o preconceito, a discriminação, os tipos de agressões: física, moral e psicológica, as quais machucam e ferem profundamente cada indivíduo, muitas vezes deixando marcas sérias para uma vida inteira.

Nesse contexto, abordou sobre o Bullying, o qual faz parte dessa dinâmica extremamente negativa e que afeta muitas crianças, adolescentes e jovens que são vítimas dessa violência, ocasionando graves consequências e danos severos na autoestima, segurança, confiança e relações de afeto para com o outro, muitas vezes tornando a própria vítima, um agressor futuramente.

Após a explanação e exemplificação de muitos conceitos que envolvem as relações comportamentais e mentais dos indivíduos, Carina falou que cada um é responsável pelas por suas ESCOLHAS, que não importa o que fizeram com você, o que importa é o que você irá fazer com o que fizeram com você.

Falou também que cada um pode ser a pessoa que desejar ser, basta ter alvos, metas e propósitos de vida. Explicou que as pessoas não podem deixar que o que disseram ou fizeram com elas, determinem quem realmente elas são ou almejam ser.

Sempre é possível exercer a mudança e que mudar a nossa história de vida e ser diferente e melhor do que esperam que sejamos, é libertador, pois a resposta está em nossas mãos para o que pretendemos ser.

Obviamente, a linguagem utilizada com os alunos foi apropriada para a sua faixa etária, mas em síntese o recado dado e aprofundado foi esse.

Uma das interfaces da inteligência emocional é saber lidar com as relações de conflito, saber estabelecer limites, saber dizer o “NÃO”, quando algo nos é prejudicial e saber enfrentar os problemas de forma ajustada, tranquila e equilibrada.

Essa proposta de lidar com as emoções no ambiente escolar, contribui de forma muito efetiva para que tenhamos adultos que saibam administrar seus conflitos tanto internos, como externos.

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