Notícias


Prefeitura de Pelotas aposta no reparo de tubulações para melhorar drenagem

Seguindo o Código de Posturas, moradores da rua Uruguaiana, Laranjal, adquiriram canos
08/10/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Ascom - Fotos: Janine Tomberg

A drenagem é um dos principais problemas enfrentados em Pelotas, nos períodos em que há maior incidência de chuvas, em especial nas vias não pavimentadas.

Em razão dos contratempos, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) trabalha diariamente na desobstrução e troca de encanamentos, bem como na construção de caixas de esgoto. Desde a semana passada, a rua Uruguaiana, no Laranjal, é um dos pontos em que a Prefeitura atua.

O acúmulo de água e dejetos foi registrado, primeiramente, no número 415, residência do aposentado Cláudio Lobo, que solicitou à Coordenadoria de Serviços e Ações Comunitárias (Cosac) da região para que fossem feitos os reparos. No local, foi atestado o desgaste da tubulação e seu entupimento, ocasionando a falta de vazão.

Como definido pelo Código de Posturas do Município, o morador comprou os dois tubos necessários à renovação do encanamento, localizado na frente da casa, e a Ssui executou o serviço, fazendo também uma caixa de esgoto, que não existia.

União dos moradores

Mas, como a drenagem continuou prejudicada, a Secretaria constatou que os empecilhos se estendiam a outras moradias, e a comunidade se uniu a fim de auxiliar o Município a efetuar os consertos. “Está ficando ótimo! Antes tinha que usar galochas pra sair de casa quando chovia. A equipe conversou comigo, antes de escavar, e avisou tudo o que ia fazer”, contou Lobo, que há 14 anos vive no Laranjal e não se recorda de obras do tipo na rua.

“A expectativa é de que agora se resolva”, avaliou Antônio Fernandes de Carvalho, proprietário de um bar na Uruguaiana. Comerciante há mais de 20 anos no local, também disse não se lembrar dessas intervenções, e se mostrou contente com a chegada dos funcionários do órgão municipal.

O número de canos que cada morador comprou para melhorar o escoamento na rua varia. A maioria adquiriu um ou dois, apenas para os pontos de entupimento. Já um dos vizinhos decidiu trocar toda a extensão e investiu em 19 tubos, pois os que existiam se desgastaram ao longo do tempo e quebraram, restando apenas a parte superior.

Aproveitamento

De acordo com o coordenador da Cosac Laranjal, Róger Nunes Rodrigues, a vida útil dos canos é oscila entre 10 e 15 anos. Aqueles que possuem armação de ferro até podem ser reutilizados, porém ocorre na minoria dos casos, pois o material acumulado em seu interior, com o passar do tempo, sedimenta e dificulta a retirada sem algum estrago.

Apesar de não ser obrigatório, o coordenador enfatiza que as equipes sempre buscam entrar em contato com os moradores, antes de fazer a intervenção, a fim de que estejam cientes. A Ssui trabalha seguindo os artigos 37 e 39 do Código de Posturas: o primeiro delega aos moradores a responsabilidade pelo passeio em frente às residências, incluindo a limpeza; o segundo proíbe impedir ou dificultar o escoamento da água pelas tubulações, o que é passível de multa de cinco Unidades de Referência Municipal (URM), o equivalente a R$ 569,60.

MAIS NOTÍCIAS