Notícias


Biblioteca Pública do RS promove projeto Pílulas Literárias nas redes sociais

O projeto é uma atividade comemorativa ao Dia Nacional do Livro, celebrado no dia 29 de outubro
03/11/2020 Ascom BPE / Edição: Secom – Foto: Divulgação

Para aliviar as dores e angústias geradas no período de distanciamento social, a Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), lançou o Pílulas Literárias, um programa de sugestões de leituras para as redes sociais.

O projeto é uma atividade comemorativa ao Dia Nacional do Livro, celebrado no dia 29 de outubro, dia em que foi publicada a primeira Pílula Literária.

Utilizando a prática já consolidada da biblioterapia (cura terapêutica através da leitura), são indicadas sugestões de leituras para aliviar as dores provocadas por ansiedade, angústia, insônia ou perda de emprego. Leituras que possibilitam a melhora e o alívio, a partir da identificação com os personagens ou até mesmo pela catarse.

A cada 15 dias, a biblioteca divulga novas dicas de leitura em suas redes, convidando o leitor a retirar o livro por empréstimo na biblioteca, além provocá-lo a sugerir novos títulos sobre a “doença” que está sendo tratada e a compartilhar suas sugestões nas redes sociais. Todas as obras indicadas encontram-se à disposição dos leitores no acervo da instituição.

“Como os eventos presenciais estão cancelados temporariamente, estamos chamando o público pelas redes sociais para se comunicar conosco e chamar os amigos para participar, compartilhando nas redes suas próprias sugestões de leitura e tornando esse período mais leve”, explica Morgana Marcon, diretora da BPE.

Reabertura da biblioteca pública

Aberta desde 26 de outubro, após sete meses fechada, a biblioteca está cumprindo as normas de distanciamento controlado determinadas pelo governo do Estado, e funciona em horário reduzido, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, com grupos de até cinco pessoas.

A biblioteca está aberta para pesquisa local, empréstimos, devoluções de livros e visitas guiadas (para grupos de até cinco pessoas). Todos os serviços são oferecidos mediante agendamento prévio, para garantir a segurança de todos.

Confira os canais de agendamento da BPE:

> Empréstimo e devolução de livros:

Telefone: (51) 3221-6308, das 10h às 16h
E-mail: emprestimo.bibliotecars@gmail.com

> Consulta ao acervo sobre o RS:

Telefone: (51) 3225-9619, das 10h às 16h
E-mail: bpe-rs@sedac.rs.gov.br

> Pesquisa no acervo geral e empréstimo de obras em braille ou áudio para pessoas com deficiências visuais:

Telefone: (51) 3221-7245, das 10h às 16h
E-mail: agendamento.bpe@gmail.com

> Visitas, filmagens e fotografias:

Telefone: (51) 3224-5045, das 10h às 16h
E-mail: bibliotecapublicadors@gmail.com

O acervo da biblioteca, com mais de 240 mil obras nacionais e estrangeiras em diversas áreas, pode ser acessado no catálogo online.

SERVIÇO

O quê: Pílulas Literárias
Quando: quinzenalmente
Onde: redes sociais da Biblioteca Pública do RS
Site: http://www.bibliotecapublica.rs.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecapublicadoestadors
Instagram: @bpe.rs

MAIS NOTÍCIAS