Notícias


Dia Mundial do AVC: iniciativa global para reduzir casos pela metade será lançada em Porto Alegre

Programa inédito no mundo será implantado na rede de atenção básica e acompanhará pacientes de médio risco por três anos
29/10/2020 Critério / Resultado em Opinião Pública – Foto: Divulgação Hospital Moinhos de Vento

Uma em cada quatro pessoas terá um acidente vascular cerebral (AVC) ao longo da vida — doença que pode acontecer com qualquer perfil, em qualquer idade. Porém, segundo a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization-WSO), 90% dos casos poderiam ser evitados.

Celebrado em 29 de outubro, o Dia Mundial do AVC será especial no Rio Grande do Sul: a data marcará o início de uma iniciativa mundial para reduzir os casos pela metade. O Cut Stroke in Half é um programa da WSO que vai iniciar na capital gaúcha, com a liderança do Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Porto Alegre.

Serão capacitados profissionais da atenção primária para a prevenção a partir do tratamento da hipertensão e dislipidemia (colesterol alto) e de mudanças no estilo de vida. O lançamento será às 10h30 da manhã, em evento online.

A chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, Sheila Martins, alerta para os dez fatores de risco que podem ser prevenidos. São eles: hipertensão arterial, fibrilação atrial, obesidade, diabetes, colesterol alto, inatividade física e sedentarismo, alimentação inadequada, estresse e depressão, fumo e consumo excessivo de álcool.

“Manter essas doenças controladas e ter hábitos saudáveis são duas medidas que salvam vidas. A prevenção é a maior aliada na luta contra o AVC. 36% dos casos são atribuídos ao sedentarismo, ou seja, uma condição que pode ser evitada com 30 minutos de atividade física por dia em cinco dias da semana”, cita a neurologista.

A iniciativa

Serão incluídos no programa Cut Stroke in Half pacientes de médio risco — ou seja, com pressão um pouco aumentada, mas que não têm indicação para tratamento. O objetivo é comprovar os benefícios de tratar essas condições.

“Eles serão divididos em quatro grupos e observados por um período de três anos. Um será tratado com uma polipílula para controle da pressão e colesterol e o cuidado usual da atenção primária. O tratamento de outro grupo terá, além da polipílula e do cuidado usual, o monitoramento do riscômetro para melhorar os hábitos.

O terceiro grupo seguirá as orientações do riscômetro com o acompanhamento dos agentes de saúde. E o último será mantido com o cuidado usual das unidades de saúde, que é como acontece com todos os pacientes hoje”, explica Sheila Martins, que também é vice-presidente da World Stroke Organization, coordenadora da Campanha Mundial na WSO e presidente da Rede Brasil AVC.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Pablo Stürmer, a atenção primária, por meio das unidades de saúde, tem papel fundamental no cuidado do AVC em diferentes momentos. “As ações focadas no combate aos fatores de risco ajudam a diminuir sua incidência. No atendimento do caso agudo, a identificação precoce do AVC e pronta mobilização da rede de urgências pode ser determinante na recuperação do déficit. E no cuidado continuado, é fundamental para coordenar o acesso à reabilitação e em controlar os fatores de risco para recorrência", destaca Stürmer.

Referência no tratamento do AVC

A iniciativa será ampliada para todo o Brasil e para o mundo. Porto Alegre foi escolhida como ponto de partida por ser considerada uma referência pela Organização Mundial de AVC no atendimento e tratamento da doença para países em desenvolvimento.

A cidade tem o maior programa brasileiro de implementação de centros de AVC, plenamente de acordo com as normas internacionais e habilitado conforme critérios do Ministério da Saúde.

Dos 74 hospitais do SUS do Brasil habilitados como centros de AVC, 16 estão na Região Metropolitana da capital gaúcha, e 21 no Rio Grande do Sul. Todos foram capacitados pela equipe do Hospital Moinhos de Vento, instituição que é referência nacional na especialidade.

“O objetivo da WSO é estruturar no mundo inteiro uma rede de assistência nesse modelo — que contempla prevenção, tratamento e cuidados pós AVC. É o reconhecimento de um trabalho que desenvolvemos há mais de 15 anos no Brasil”, salienta Sheila.

Dia Mundial do AVC

O AVC é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade. Com foco na prevenção, a campanha mundial de 2020 tem como tema "Don't be the One" ("Não Deixe que Seja Você"). Para conscientizar e mobilizar a comunidade, estão sendo realizadas palestras e atividades guiadas, inclusive para crianças.

As ações envolvem organizações de todo o Brasil e do mundo, com destaque para o concurso de danças como forma de incentivar a prática de exercícios físicos. Tudo transmitido ao vivo pela internet. Confira a programação:

28/10/20 (Quarta-feira)

16:00 - A importância do exercício para a saúde e redução do risco de AVC

16:20 - A importância da alimentação para a saúde e para prevenção

16:40 – Existe vida após AVC: o papel da reabilitação

17:00 - Aula de dança online

29/10/20 (Quinta-feira) – DIA MUNDIAL DO AVC

10:00 Abertura do Dia Mundial

Cadeia Mundial de Dança no Mundo

Show musical

10:30 – Corte o AVC pela metade: programa de prevenção na atenção primária

11:15 – World Stroke Campaign na Iberoamerica – principais ações para alertar a população sobre o AVC e sua prevenção.

15:15 - Associações de pacientes - a importância para a inclusão e o suporte pós AVC (20 min para cada)

17:30 – Dançando contra o AVC – Apresentação

18:00 – Cadeia Mundial de Dança

- A cadeia mundial de dança no Brasil

- Concurso melhor cadeia no Brasil – FINAL

MAIS NOTÍCIAS