Notícias


Movimento de rotação da Terra

29/10/2020 Redação Portal de Camaquã – Foto: FSM-Team from Pixabay / Divulgação

Rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, sendo responsável pelo ciclo dos dias e das noites. Sem esse movimento, haveria apenas dia em um lado do planeta (que seria extremamente quente) e apenas noite no outro lado (que seria extremamente frio).

Esse movimento demora aproximadamente um dia, ou seja, 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos, exatamente, para completar uma volta de 40.075 km em torno de si mesmo. Essa diferença, de cerca de 4 minutos, entre o dia sideral e o solar, se dá pelo fato da Terra também girar ao redor do Sol (movimento de translação). Assim, o Sol também se desloca em relação à Terra.

A Terra gira 460 metros por segundo na linha do Equador, ou seja, 1.656 km/h. A Terra gira no sentido oeste-leste, o que faz com que o movimento aparente do sol, para nós, seja do leste para o oeste

A Terra é achatada nos polos e tem um eixo de rotação inclinado em aproximadamente 23,4º em relação a seu plano orbital.

Durante a rotação, é dia na parte da Terra que fica exposta diretamente à luz solar e noite nas demais partes que não recebem luz diretamente.

A possível causa do movimento de rotação da Terra em torno de si mesma tem a ver com o torque gravitacional. Acredita-se que a força exercida pelo Sol e por outros planetas fez com que a Terra experimentasse a ação de torques (momentos de uma força) e adquirisse um movimento rotacional.

MAIS NOTÍCIAS