Notícias


Presidente da Assembleia Legislativa acompanha ministro da Infraestrutura em vistoria às obras da ponte do Guaíba

Tarcísio Gomes de Freitas também falou de outros investimentos no Rio Grande do Sul
27/10/2020 Agência de Notícias ALRS - Foto: Joel Vargas

Acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, vistoriou, na tarde da segunda-feira, dia 26 de outubro, as obras da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre.

O ministro afirmou que a expectativa é liberar o tráfego de veículos na travessia em novembro ou dezembro deste ano. Na passagem pela capital, o ministro anunciou ainda a homologação de novo calado do Porto de Rio Grande e visitou o canteiro de obras da extensão da pista do aeroporto Salgado Filho.

Na nova ponte, o ministro, autoridades locais e engenheiros da construtora percorreram o canteiro de obras, incluindo o ponto mais alto da travessia, que fica a 40 metros de altura em relação ao nível do Guaíba. A nova ponte é três vezes mais alta do que a antiga para que navios passem pelo trecho sem obstáculos como ocorre atualmente.

A partir da liberação do tráfego até o fim do ano, restará inconclusa apenas a alça de acesso às vilas Tio Zeca e Areia, onde ainda precisam ser transferidas 460 famílias. O trabalho de realocação atrasou devido à pandemia pela dificuldade de reuniões e audiências de conciliação.

O ministro Tarcísio ainda vistoriou a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho em 920 metros, totalizando 3,2 quilômetros, com investimento privado de cerca de R$ 1 bilhão, com previsão de conclusão até o final de 2021 pela Fraport. Também foram mencionadas obras nos aeroportos de Caxias do Sul, Santa Rosa, Passo Fundo e Santo Ângelo, e também nas rodovias BR-285 e duplicação das BRs 290 e 116.

No trecho entre Porto Alegre e Pelotas, a expectativa é ter mais 28 quilômetros entregues em novembro e todo o trecho concluído até o fim de 2021. Na região metropolitana, estão previstas ainda o alargamento da ponte do Rio dos Sinos e a construção de um novo viaduto no bairro Scharlau, em São Leopoldo.

Ainda na passagem pelo Estado, o ministro homologou o aprofundamento do novo calado do Porto de Rio Grande, que terá manutenção permanente garantida com a tarifa portuária. Além da atualização de obras federais que estão em andamento no Rio Grande do Sul, o ministro confirmou a retirada da poligonal portuária em Porto Alegre, permitindo que o Estado decida sobre o futuro do Cais Mauá.

Também acompanharam a vistoria às obras da ponte o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, e os deputados federais Bibo Nunes (PSL/RS) e Daniel Trzeciak (PSDB/RS).

MAIS NOTÍCIAS