Notícias


Flores em tudo! É primavera!

Coordenador da área de Moda do Senac Canoas dá dicas sobre a estampa preferida da estação
27/10/2020 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

Com a chegada da primavera, as flores não aparecem lindas e coloridas apenas nos jardins, mas também nas roupas. O padrão de floral é clássico e está entre os queridinhos das estações mais quentes. Às vezes aparece com mais ou menos intensidade nas vitrines, em tons pastéis ou nas cores mais vibrantes, mas sempre está lá! Além de estar em roupas funciona bem em várias outras peças e acessórios do vestuário feminino.

"As estampas de flores trazem um visual agradável e romântico a qualquer look e sempre satisfazem mulheres de todas as idades", afirma o docente e coordenador da área de moda do Senac Canoas, Ramon Rodolfo.

Conforme Ramon, roupas com estampas de flores não se limitam a determinadas estações. Esta é uma escolha democrática e aplicável em qualquer clima. "No verão, tornam o look mais colorido e têm um aspecto sazonal. No inverno contrastam com as cores mais fechadas, tornando o aspecto mais vivo e interessante. Mas já percebeu que existem mais um tipo de estampa floral?" pergunta. Confira os tipos da padronagem para escolher o seu favorito:
 
> Floral clássico: como o próprio nome já diz é o mais tradicional. Representa diferentes tipos e espécies de flores coloridas, geralmente em tamanho médio;

> Floral Liberty:  flores pequenas e miúdas levando o nome da pioneira nessa estampa, a loja inglesa Liberty of London;

> Floral + estampa: combinação de outra estampa com o floral tais como imagens, desenhos, padrões geométricos. Mas cuidado! Deve haver harmonia entre as duas;

> Maxi floral: ou seja, flores grandes. De todos as espécies;

> Floral abstrato: é quase como uma pintura, pois as flores são representadas como se fossem desenhadas ou pintadas com traços livres;

> Floral gráfico: estampa sem trabalho de profundidade, flores mais chapadas e sem muito detalhes;

> Floral tropical:  a cara de qualquer verão com a presença de flores e folhagens tropicais;

> Floral + animal print: flores e estampas de animais (onça, leopardo, zebra). Man misturadas. Atenção! Vale a mesma regra para floral + estampa;

> Floral dark: aparece mais no inverno por conta do fundo escuro, principalmente na cor preta.

Iniciamos a primavera a poucos dias e com isso, o calor se aproxima e logo mais o verão estará aí marcando presença. "E nos dias de calor, as pessoas sempre preferem uma aparência confortável e fresca, certo? Mas você sabe escolher o tecido certo para estas estações?", questiona Ramon.

"O primeiro truque é prestar atenção a etiqueta. Além de mostrar como deve-se higienizar a peça, ela mostra a composição das matérias primas que compõem a mesma. Eles são nossos aliados na hora de decidir quais peças usar ou comprar. Leia-os com atenção e sinta o tecido para entender o peso e a textura da roupa. Dê sempre preferência para tecidos feitos de fibras naturais como o algodão, linho, seda. Esses materiais não contêm materiais sintéticos e são os mais indicados por serem materiais respiráveis e com ótima aderência ao corpo, além de apresentarem um ótimo caimento e conforto", explica o especialista.

Ramon dá detalhes sobre os tecidos: "O algodão é totalmente natural, por isso tende a ser leve e deve ser a primeira escolha na hora de escolher roupas em climas quentes. Não adere ao corpo, permitindo que a sua pele respire e se mantenha fresca. A seda também é respirável e macia. Apesar do alto custo, hoje em dia encontra-se no mercado a seda orgânica, com um preço menor e que permite que o bichinho da seda tenha seu ciclo de vida completo. E claro, não podemos esquecer dos tecidos de linho e modal, além das fibras com tecnologias nas fibras como os tecidos com proteção UVA", finaliza.

MAIS NOTÍCIAS