Notícias


Operação em combate ao furto de cargas de soja é realizada pela Polícia Civil com a prisão de três suspeitos

Em apenas dois assaltos, o prejuízo está avaliado em aproximadamente um milhão de reais
26/10/2020 Texto e foto: Polícia Civil

Nesta segunda-feira, dia 26 de outubro de 2020, a Polícia Civil deflagrou a Operação NPR, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava desviando cargas de grãos, especialmente soja.

Diversas ordens judiciais estão sendo cumpridas nas cidades de Guaporé/RS, Nova Araçá/RS, Getúlio Vargas/RS, Iraí/RS, Xaxim/SC e Xanxerê/SC.

Após representação da autoridade policial, a Vara Criminal de Guaporé deferiu oito mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva. Três prisões foram realizadas, uma em Getúlio Vargas/RS e duas em Santa Catarina.

Durante a investigação realizada pela Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), verificou-se que a forma de agir dos criminosos era sempre semelhante: os indivíduos efetuavam carregamentos de soja e os desviavam durante o percurso, praticando, assim, o furto.

pós, efetuavam a troca da nota fiscal original por uma inidônea, de produtor rural (NPR), repassando, assim, ao receptador final, o qual já estava previamente alinhavado com a organização criminosa.

Conforme apurado, os indivíduos investigados estariam envolvidos em pelo menos 11 (onze) furtos entre março e setembro de 2020, quase todos no Estado do Rio Grande do Sul, embora dois fatos tenham sido praticados em Santa Catarina e Paraná, com prejuízos avaliados em aproximadamente R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).

Segundo o delegado Alexandre Luiz Fleck, é possível que tais indivíduos tenham praticado ainda mais crimes em outros estados, fato que será apurado com a troca de informações com as Polícias Judiciárias com atribuições para tanto.

MAIS NOTÍCIAS