Notícias


Projeto de Lei, da Assembleia Legislativa do RS, sobre o teste do quadril é aprovado na Comissão de Finanças

O exame deve ser realizado em todos os recém-nascidos, nos berçários das maternidades gaúchas
25/10/2020 Agência de Notícias ALRS - Foto:Tawny van Breda from Pixabay / Divulgação

O projeto de lei 203/2019, do deputado estadual Fernando Marroni (PT), que torna obrigatória a realização do “Teste do Quadril”, foi aprovado, com 10 votos favoráveis e um voto contrário, pela Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do RS, na quinta-feira, 22, pela manhã. Os parlamentares acompanharam o relatório produzido pelo deputado estadual Fabio Branco (MDB).

Pela proposição, o exame deve ser realizado em todos os recém-nascidos, nos berçários das maternidades gaúchas. O teste permite detectar, de forma precoce, a displasia no desenvolvimento dos quadris. A coleta de material e análise deverão ser realizadas ainda no berçário, após as primeiras 24 horas de vida, antes da alta hospitalar.

Conforme o autor da proposta, a displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ), anteriormente conhecida por luxação congênita do quadril, consiste num espectro de anormalidades que afeta o quadril infantil, incluindo uma displasia, associada ou não a um deslocamento parcial ou completo da cabeça femoral.

De acordo com Marroni, aproximadamente um em cada mil recém-nascidos poderá nascer com o quadril luxado e cerca de 10 em cada mil com o quadril subluxado (instável). “A aprovação do projeto, iniciativa original da deputada Miriam Marroni, que protocolou o PL n. 83/2016, cuja tramitação foi interrompida pelo término da legislatura anterior, contribuirá para o rápido diagnóstico e encaminhamento para tratamento simples que corrige o quadril do bebê”, argumentou o parlamentar.

MAIS NOTÍCIAS