Notícias


Secretaria da Agricultura assina termo de colaboração com Uvibra para gerir recursos do Fundovitis

Fundovitis custeia e financia ações, projetos e programas da Política de Desenvolvimento da Vitivinicultura Estadual
25/10/2020 Texto: Ascom Sepadr / Edição: Secom - Foto: Fernando Dias/Ascom Sepadr

O termo de colaboração entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e a União Brasileira da Vitivinicultura (Uvibra) para gerenciar os recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), no valor de R$ 12 milhões pelo período de um ano, foi publicado no Diário Oficial do Estado da sexta-feira, dia 23 de outubro.

O documento está inscrito no Sistema de Finanças Públicas do Estado sob o número 2238/2020. A finalidade é a realização de ações para manutenção e promoção do setor vitivinícola gaúcho, por meio de metas estipuladas em um plano de trabalho, em consonância com a Política Vitivinícola do Estado.

"O setor vitivinícola é de suma importância para a agricultura gaúcha, uma vez que gera inúmeros empregos diretos e indiretos, fomentando o turismo e levando os rótulos gaúchos para o mundo todo, com vinícolas premiadas com o que há de melhor no mercado de vinhos brasileiro", destaca o secretário Covatti Filho.

O Fundovitis custeia e financia ações, projetos e programas da Política de Desenvolvimento da Vitivinicultura Estadual, com o objetivo de desenvolver o setor, buscando a melhoria dos padrões de qualidade, garantia de genuinidade dos produtos vitivinícolas, de competitividade e de ampliação de mercado.

Essa política está voltada para a promoção de produção e consumo da uva e seus derivados; controle, inspeção e fiscalização desta produção; e o estímulo ao desenvolvimento e à competitividade deste setor produtivo, visando à sua viabilidade técnica e econômica por meio de apoio à pesquisa, à assistência técnica e fomento de programas e projetos de infraestrutura e reconversão.

MAIS NOTÍCIAS