Notícias


Nova sede do Museu da Polícia Civil é inaugurada junto ao Palácio da Polícia

Museu está localizado na rua Professor Freitas de Castro, n. 740
23/10/2020 Texto e foto: Polícia Civil

O segundo museu mais antigo do Estado está de casa nova. Na tarde da quarta-feira, dia 21 de outubro de 2020, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul inaugurou na Capital a nova sede do Museu da Polícia.

O espaço, na Rua Professor Freitas de Castro, n. 740, fica junto ao Palácio da Polícia e foi todo reformulado para receber o acervo do museu, que conta com mais de 4 mil itens - algumas armas são do século XVIII. No passado, o lugar abrigava a Policlínica da Polícia Civil.

Criado em 1937 pelo Decreto Lei 6.880, o mesmo que deu vida à Academia de Polícia da Instituição (Acadepol), o museu é o segundo mais antigo em funcionamento no Rio Grande do Sul, perdendo apenas para o Museu Júlio de Castilhos - também em Porto Alegre. Inicialmente chamado de Museu do Crime, foi rebatizado em 1959 de Museu Dr. José Faibes Lubianca em homenagem ao perito morto naquele mesmo ano.

O museu funcionou durante anos na antiga sede da Acadepol, sendo provisoriamente fechado em 2017, quando a Academia de Polícia rumou para um novo prédio. Nesse meio tempo, o acervo foi colocado na sede do Serviço de Materiais da Polícia Civil.

Para a reformulação do espaço, a Instituição firmou convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), por meio da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) que cedeu alunos dos cursos de Museologia e Arquivologia.

"Sem a Ufrgs, a reabertura do museu não teria sido possível. A Universidade nos ofereceu mão de obra qualificada, treinamento e capacitação", explica a diretora da Divisão de Comunicação e Marketing, Delegada Viviane Nery Viegas. Conforme ela, o convênio não termina com a inauguração. "Ainda há muito a ser feito, como a restauração e catalogação do acervo, sua digitalização e registro fotográfico", explicou.

Já para a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, a inauguração da nova sede do museu manterá viva e presente a história que transformou a Polícia Civil do Rio Grande do Sul em uma das melhores do país. “Histórias lindas, de lutas e de superação, são contadas por meio do grande acervo que o museu da Polícia Civil dispõe. É a nossa história - da instituição e de todos seus servidores - que será eternizada e compartilhada com todos", afirmou Nadine.

O Museu da Policia Civil estará aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, respeitando todos os protocolos sanitários de combate ao Coronavírus - como uso obrigatório de álcool em gel pelos visitantes e limite do número de pessoas no local. Já na parte da manhã, o museu é de uso exclusivo de estudantes e pesquisadores, que deverão fazer o agendamento de horário pelo e-mail museu@pc.rs.gov.br .

MAIS NOTÍCIAS