Notícias


Operação Columbia é deflagrada, com cerca de 50 policiais, no combate a homicídios e tráfico de drogas em Guaíba

Sete pessoas foram presas, sendo uma delas em flagrante por tráfico de drogas
20/10/2020 Texto e foto: Polícia Civil

Na terça-feira, dia 20 de outubro de 2020, a Polícia Civil deflagrou a Operação Columbia, com o objetivo de cumprir ordens judiciais referentes à investigação de crime de homicídio ocorrido em 17 de março deste ano, em Guaíba, no Bairro Logradouro. Aproximadamente 50 policiais civis estão cumprindo seis mandados de prisão (cinco preventivas e uma temporária), além de nove mandados de busca e apreensão.

Sete pessoas foram presas, sendo uma delas em flagrante por tráfico de drogas. Durante as buscas foram apreendidas drogas, três veículos, quase três mil reais em dinheiro, além de um simulacro de pistola.

Na data do fato, a vítima estava em um bar e passou a agredir sua companheira. Nesse momento, foi cercada por indivíduos que passaram a lhe espancar. Na sequência, o homem agredido correu para a casa de sua mãe, onde foi perseguido por dois homens que o executaram com diversos disparos de arma de fogo.

Durante as investigações, apurou-se que o motivo do crime não foi retaliação à violência que a vítima praticava contra a sua companheira, mas sim um crime encomendado por um dos líderes do narcotráfico local, em razão de dívidas de drogas.

O mandante do crime encontra-se atualmente em liberdade monitorada e tem 25 anos de condenação para cumprir, sendo a maior parte de suas condenações por tráfico de drogas.

Outro investigado, também monitorado por tornozeleira eletrônica, é irmão e braço direito do mandante. Ele é conhecido por ser extremamente violento e é suspeito de praticar diversos homicídios. Já o terceiro investigado é o responsável por realizar a tele-entrega da droga para a organização criminosa.

Os outros três mandados foram expedidos pelos crimes de tráfico de drogas e extorsão, praticados por outro grupo criminoso que vem atuando de forma violenta no mesmo bairro.

Um desses indivíduos, recentemente, foi preso com pequena quantidade de drogas, sendo que conseguiu dispensar a maior parte das substâncias entorpecentes no pátio de uma residência. Posteriormente, ele retornou ao local e, acreditando que a moradora tivesse pego a droga, exigiu dela que lhe devolvesse o entorpecente. Como a vítima não havia pego a droga, foi obrigada, mediante ameaça de morte realizada com o emprego de arma de fogo, a pagar ao traficante o valor das substâncias. Esses três indivíduos têm antecedentes por tráfico de drogas.

A Operação Columbia conta com o apoio da CORE e com o emprego de cães farejadores do Denarc, além do apoio aéreo do helicóptero da Polícia Civil. Maiores informações sobre a Operação Columbia podem ser verificadas com a Delegacia de Polícia de Guaíba, delegada Karoline Calegari.

Receba as últimas notícias do Portal de Camaquã no seu whats, neste link.  

MAIS NOTÍCIAS