Notícias


19 de outubro é o Dia do Profissional de TI

Na data, docente do Senac Tech e entidades empresariais falam sobre o projeto “Rede de Oportunidades”, que facilita a entrada no mercado de trabalho
20/10/2020 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

Uma pesquisa realizada pela Spring Professional mostrou que as companhias de tecnologia são as que mais permaneceram com o ritmo de contratações pré-pandemia, totalizando mais de 23%. Mas onde estão essas vagas disponíveis?

Pensando nisso, o Senac Tech uniu várias entidades em prol da Rede de Oportunidades, um projeto que facilitará o acesso de candidatos às vagas nas empresas de TI do Rio Grande do Sul. “Ligar as pontas” e aproximar quem deseja contratar de quem busca uma oportunidade de trabalho.

O projeto foi desenvolvido inicialmente pelo Núcleo de Talentos do Senac Tech sob a supervisão do docente e coordenador do núcleo, Roberto Litel. “Este ano, devido a pandemia, houve uma aceleração no consumo de produtos e serviços de TI o que agravou a dificuldade de contratação por parte das empresas.  

Por outro lado, existem pessoas habilitadas a desempenhar as atividades na TI e que muitas vezes desconhecem quais empresas possuem uma vaga em aberto. Tivemos nossa primeira reunião no final de agosto e a partir de então definimos os passos a serem seguidos na execução do projeto”, explica o docente.

A versão inicial da Rede de Oportunidades é um painel de vagas, onde a empresa pode enviar a vaga para publicação totalmente sem burocracia. A partir disso, a oportunidade de trabalho vai para o painel, onde os interessados podem acessar as informações completas (requisitos, local, remuneração e como fazer contato com a empresa) de maneira fácil, ágil e direta. Uma versão mais incrementada está nos testes finais, e até a metade de novembro já deve estar em funcionamento. ""A ferramenta deverá receber um grande volume de acessos de candidatos e assim diminuir o tempo nos processos de seleção, reduzindo também os custos das empresas para contratar", diz Litel.

A Associação de Software Livre, parceira do projeto, hospedará no próprio site a iniciativa, disponibilizando um local onde profissionais de tecnologia e empresas possam se encontrar. “Cada entidade poderá disponibilizar gratuitamente produtos e serviços, ganhar visibilidade como empreendimento nacional, conhecer parceiros, avaliar seu próprio portfólio, padronizar preços de produtos e serviços e também contribuir no desenvolvimento da iniciativa”, comenta Fabrício Reis, coordenador geral da ASL.

Para a Vice-Presidente de Capacitação ADVB/RS, parceira da iniciativa, Bruna Severo Romero, neste atual cenário desafiador para a sociedade, é primordial que prevaleça a união, a busca por soluções rápidas e o fortalecimento conjunto. “Cada vez mais o mercado nos comprova o quanto o capital humano se mostra um grande ativo e diferencial das empresas. Por isso, uma iniciativa como essa agrega tanto valor à sociedade: empresas que geram oportunidades e profissionais preparados que precisam se recolocar, a combinação perfeita, que tem como cenário de encontro a Rede de Oportunidades. Temos certeza de que a força do coletivo alavanca o potencial de cada um, e essa é a grande engrenagem!”, afirma Bruna.

A iniciativa tem o apoio das seguintes entidades empresariais: ASSESPRO/RS (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação / Regional RS), da ADJOGOSRS (Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do RS), AGS (Associação Gaúcha de Startups), ASL (Associação Software Livre), INTERNETSUL (Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet) e da ADVB (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil - RS).

Para conhecer o painel, acesse: www.rededeoportunidades.wordpress.com.

MAIS NOTÍCIAS