Notícias


Guy Barcellos é finalista do Prêmio Educação do Sinpro/RS

O prêmio reconhece profissionais, entidades e iniciativas comprometidas com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania
06/10/2019 Satolep Press – Foto: Divulgação
Anterior Próximo

Guy Barcellos é um dos três finalistas na categoria Profissional do Prêmio Educação, promovido pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado – Sinpro/RS.

O coordenador pedagógico do Projeto OTROPORTO concorre ao troféu “Pena Literária” ao lado dos professores Nara Martini Bigolin e Áttico Inácio Chassot.

O Prêmio Educação existe desde 1998, com o objetivo estimular e valorizar profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania.

Os selecionados foram escolhidos a partir de critérios como: o compromisso com a educação de qualidade, o desenvolvimento da cidadania, a democratização da sociedade e o acesso da população ao conhecimento e à educação e a relação das propostas educacionais com a comunidade.

Na sua 22ª edição, o Prêmio se caracteriza por abranger amplamente a educação gaúcha, tanto da rede pública quanto do ensino privado, a partir de indicações espontâneas da sociedade gaúcha diretamente pela página da premiação.

A comissão julgadora escolhida pelo Sinpro/RS é formada por representantes de entidades que atuam com representatividade no âmbito educacional no Estado. A votação nas categorias Profissional, Instituição e Projeto é restrita a professores associados, e acontece até terça-feira, dia 8 de outubro de 2019.

Premiação

Nos últimos anos, 21 profissionais, 24 projetos e 21 instituições foram laureados com a distinção “Pena Libertária”. O troféu foi concebido pelo artista plástico Gustavo Nakle especialmente para o Prêmio Educação RS.

A estatueta se caracteriza por uma pena, que adquire a forma de figura humana num movimento de expansão. A divulgação do resultado da eleição ocorrerá no dia 10 de outubro no site do Sinpro/RS.

Os vencedores serão laureados pelo Sinpro/RS com a estatueta Pena Libertária no dia 18 de outubro de 2019, sexta-feira, às 19h30, em Porto Alegre/RS, em solenidade específica.

Histórico

Guy Barcellos é biólogo, mestre e doutor em Educação em Ciências pela PUCRS, tem dez anos de experiência docente em ensino público e gestão pedagógica. É autor de diversos livros e artigos na área de educação e ensino de ciências. Ministra palestras, oficinas e minicursos sobre implantação de museus escolares, avaliação pedagógica e projetos escolares em universidades, escolas e museus no Brasil e nos EUA.

Atualmente é Coordenador Pedagógico do OTROPORTO Indústria Criativa - Centro de Cultura e Educação (Pelotas/RS), professor-visitante no Centro de Convívio dos Meninos do Mar - Museu Oceanográfico - FURG (Rio Grande/ RS) e professor- voluntário no Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama (Porto Alegre/ RS). Mais informações no site https://premioeducacao.sinprors.org.br/#finalistas.

MAIS NOTÍCIAS