Notícias


Programa Criando Crianças em Ambientes Seguros publicará relatos de experiências sobre prevenção à violência, em Pelotas

Programa do Pacto Pelotas pela Paz já alcançou centenas de famílias pelotenses
06/10/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Luiza Meirelles - Foto: Smed

A fim de compartilhar com outros profissionais as experiências adquiridas na aplicação do programa ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros, do Pacto Pelotas pela Paz, os 14 facilitadores envolvidos com a iniciativa escreverão relatos que descreverão os resultados constatados desde o ano passado.

Presente em várias regiões da cidade, o projeto já alcançou 326 famílias, fortalecendo os vínculos afetivos, ensinando sobre o desenvolvimento infantil e, sobretudo, estimulando relações saudáveis, subsidiadas no diálogo e no afeto. O material será publicado em novembro.  

Nesta semana, parte do grupo recebeu capacitação da professora de Língua Portuguesa e supervisora da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Michele Lemões, em relação à elaboração dos relatos de experiência, com explicações quanto ao formato e às técnicas que devem ser empregadas neste tipo de texto.

“O encontro foi bastante significativo, principalmente, porque nos assinalou a importância de deixarmos transparecer as emoções na escrita”, disse a coordenadora do ACT, Alicéia Ceciliano.  

Pelotas foi a primeira cidade do mundo a implantar a iniciativa – presente em 14 países – como política pública, em escolas e centros de assistência social. Os facilitadores recebem capacitação com psicólogo, semanalmente, para rever os conceitos trabalhados com as famílias, o que dá mais propriedade e segurança à atuação dos profissionais.  

ACT

O programa é uma das apostas do Pacto para reduzir os índices criminais investindo na prevenção da violência. Neste caso, ele volta-se à capacitação de pais, mães e cuidadores a um ‘educar’ distante de qualquer violência, valorizando os bons exemplos e impactando no fortalecimento de vínculos familiares.

Técnicas para os cuidadores controlarem a raiva; as consequências do uso excessivo de meios eletrônicos para as crianças; e estilos parentais (como eram os pais que tiveram e quais desejam ser para os filhos) são alguns dos temas abordados nos encontros com as famílias. 

MAIS NOTÍCIAS