Notícias


Associação Médica de Pelotas celebra Dia do Médico em LIVE, no dia 6 de novembro, às 20h30

Evento homenageia os médicos e celebra os 80 anos da entidade, além da posse da nova diretoria da AMP
18/10/2020 Satolep Press – Foto: Divulgação

A Associação Médica de Pelotas (AMP) promove no próximo dia 6 de novembro, às 20h30, uma LIVE para celebração dos 80 anos da entidade, do Dia do Médico e a posse da nova diretoria. O evento será transmitido pelo YouTube, ao vivo do Satolep BrewPub, na Praia do Laranjal.

O encontro virtual foi a maneira que a diretoria eleita encontrou para reunir os cerca de 600 associados  - entre médicos e acadêmicos - de maneira segura. Na programação está previsto o lançamento do selo dos 80 anos da AMP, ocasião em que serão homenageados os médicos jubilados de 2020.

A médica Norma Xavier Souto, que ocupou a presidência por duas gestões, passa a gestão para colega Clarissa Castagno, empossada no último dia 29 de setembro. “É um grande desafio estar à frente da AMP no momento em que vivemos esta pandemia, e reforço o compromisso de mantermos vivo os ideais associativistas assim como o estímulo à constante atualização científica”, salienta Clarissa, que preside a associação até 2023. As informações sobre o evento serão atualizadas através da página da AMP no Facebook/amedpelotas.

A entidade foi fundada em 7 de novembro de 1940, como Sociedade de Medicina de Pelotas. Segundo os registros históricos foi concebida por homens sonhadores, que sentiram a necessidade de congregar a classe médica para lutarem por objetivos comuns.

A primeira diretoria tinha como presidente o Dr. Franklin Olivé Leite. Também integravam o grupo os médicos José Ottoni Xavier, Álvaro Ozório, Orlando de Azevedo e Avelino Costa. Inicialmente, as reuniões, assembleias e eleições eram realizadas no salão de honra da Bibliotheca Pública, e após passaram ao prédio da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Ao longo de oito décadas muitos fatos foram marcantes da área médica. Um deles aconteceu em 1948 quando a entidade organizou o Congresso de Hidatidose, um dos eventos mais importante da década na área. O congresso mobilizou pesquisadores de várias regiões do Brasil e Argentina, transformando Pelotas em referência no tratamento da patologia.

Na década de 60 os médicos da Sociedade de Medicina desempenharam um papel fundamental na implantação das faculdades de medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

A primeira mulher a ocupar o cargo de presidente foi a médica Gislaine Silveira de Vargas, entre 1999 a 2003. Ela foi sucedida por Ada Lygia Pinto Ferreira que conforme o novo código civil alterou a denominação de Sociedade de Medicina de Pelotas para Associação Médica de Pelotas. Em 2010, na celebração dos 70 anos da AMP o presidente Mauro Umpierre liderou uma série de reformulações tecnológicas através de conteúdo pela internet.

Diretoria AMP 2020/2023

Presidente: Dra. Clarissa Delpizzo Castagno

Vice-Presidente: Dr. Cláudio Raphael Pilownic

Diretor Administrativo: Dr. Décio Valente Renck

Diretor Financeiro: Dr. Thiago Vernetti Ferreira

Diretora Científica: Dra. Maria Cristina Gonzalez

Diretora Social: Dra. Fernanda Tcatch Lauermann

Serviço:

LIVE AMP

Data: 6 de novembro (sexta-feira), às 20h30

Mais informações:

https://www.facebook.com/amedpelotas

MAIS NOTÍCIAS