Notícias


Prefeitura de Pelotas faz limpeza na orla do Laranjal a cada semana

As plantas aquáticas retiradas são encaminhadas a aterro licenciado, na Sanga Funda
06/10/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Kímberlly Kappenberg - Fotos: Divulgação/Ssui
Anterior Próximo

A fim de garantir que moradores e visitantes possam desfrutar ao máximo das potencialidades do Laranjal, semanalmente a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura de Pelotas trabalha na limpeza da orla da Lagoa dos Patos.

Além de lixo e resíduos sólidos, plantas aquáticas também são retiradas e descartadas em aterro licenciado da Prefeitura.

Devido à ação dos ventos ou quando aumenta o nível da água e ocorre o deslocamento de juncos e aguapés para a praia, as equipes entram em ação. Uma rasta é acoplada ao trator, que reúne o material. Após, os dejetos orgânicos são levados de caminhão até o Aterro da Zeferino, na Sanga Funda.

Com as plantas, parte da areia do Laranjal também é deslocada, uma vez que a Ssui não consegue peneirar o material, a fim de separá-lo.

“Não é possível juntar somente a sujeira. A areia vai junto com o limo, algas, barro, etc. Mas estamos tentando melhorar o processo e pensando em maneiras de retirar menos areia”, pontuou o secretário Antônio Ozório.

A comunidade pode tirar dúvidas sobre a atuação dos Serviços Urbanos pelos telefones (53) 3229-1401 ou (53) 3283-1129. As demandas são encaminhadas à diretoria correspondente, para que sejam esclarecidas.

MAIS NOTÍCIAS