Notícias


Treinadora e ex-atleta de ginástica rítmica Ana Paula Scheffer morre aos 31 anos

Ex-atleta conquistou um bronze para o Brasil no Pan de 2007
17/10/2020 Confederação Brasileira de Ginástica – Foto: Divulgação

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) lamenta profundamente o falecimento da ex-ginasta Ana Paula Scheffer. Uma das atletas de Ginástica Rítmica mais notáveis de sua geração, Ana Paula conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, no aparelho arco.

Treinadora, atuava em Cascavel na formação de atletas. “Ela deu continuidade à carreira na GR como treinadora; suas atletas obtiveram títulos nacionais e sul-americanos”, diz Marcia Aversani, presidente da Federação Paranaense de Ginástica.

Ana Paula morava com os pais. Segundo relatos, a mãe da treinadora foi chamá-la, e, ao não receber resposta, encontrou-a sem vida.

O corpo foi levado ao IML de Toledo para apuração da causa da morte. O velório deverá ser realizado apenas na manhã deste sábado, dia 17 de outubro,  a fim de dar tempo para que um irmão, que mora no Canadá, possa estar presente.

Além do feito nos Jogos Pan-Americanos do Rio, Ana Paula participou do Pan da modalidade, em 2005; dos Jogos Sul-Americanos de 2006, em Buenos Aires, e de 2010, em Medellin, além do Mundial de GR de 2009, no Japão.

“Como árbitra, via em Ana Paula uma ginasta que fazia uma bela figura em quadra, sempre apresentando elementos de dificuldade e de muita beleza também”, acrescenta Marcia.

Anita Klemann, que foi treinadora de Ana Paula, relata que a causa da morte ainda é desconhecida. “Voltamos do IML agora há pouco e o laudo ainda não havia saído. Ela ia se submeter a uma cirurgia estética na semana que vem. Por esse motivo, passou por exames, e nada de anormal foi constatado”.

Anita, que dialogava com a ex-pupila sobre a preparação das ginastas de Cascavel, diz que Ana Paula lhe parecia animada com o trabalho. “Ela estava muito feliz com o trabalho com as meninas. Conversamos ontem (15) à noite. Até me disse que só tínhamos uma competição pela frente, pois este foi um ano parado, e não tínhamos com o que nos preocupar”.

Segundo Anita, o que ficam são excelentes lembranças da convivência com a ginasta. “Eu a conheci quando ela ainda era criança, no ginásio da Sadia. Era uma menina inteligente, que se dedicava bastante. Como vi que tinha talento, eu lhe pedi para vir treinar todos os dias. Assim ela fez, e se tornou um grande exemplo, sendo campeã em inúmeras competições. Era uma pessoa tranquila, dedicada. Encantava as crianças, que a procuravam muito. Atendia a todas. Sempre representou o Brasil de forma muito bonita, positiva, e também era muito aplicada e estudiosa como treinadora”.

“Ana Paula Scheffer é uma das atletas que construíram a nossa Ginástica Rítmica, e que a transformaram em motivo de grande orgulho para todos os brasileiros. Além de inspirar, tinha um importante trabalho de formação de novas atletas no Paraná. Parte cedo demais, mas não será esquecida. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, declarou a presidente da CBG, Maria Luciene Cacho Resende. A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pela CAIXA.

MAIS NOTÍCIAS