Notícias


Instalada, na Assembleia Legislativa do RS, a Frente Parlamentar em defesa dos Bombeiros Voluntários

O objetivo é promover e fortalecer o serviço dos bombeiros voluntários no estado
05/10/2019 Agência de Notícias ALRS / Letícia Rodrigues / Edição: Sheyla Scardoelli - Foto: skeeze from Pixabay / Divulgação

No começo da tarde da quarta-feira, dia 2 de outubro de 2019, foi instalada a Frente Parlamentar em defesa dos Bombeiros Voluntários do RS, presidida pelo deputado Elton Weber (PSB). O objetivo é promover e fortalecer o serviço dos bombeiros voluntários no estado.
 
Weber lembrou que, em 1991, fez o curso de bombeiro voluntário em Nova Petrópolis, tendo atuado na corporação alguns anos no município. “Sabemos que, nem sempre, o braço do Estado chega a todos os municípios. Em grande parte dos municípios temos os bombeiros militares e em tantos outros temos os bombeiros voluntários”, explicou o parlamentar.

Ele destacou que a intenção da Frente Parlamentar é que mais municípios possam ter bombeiros voluntários, com apoio dos poderes públicos estadual e municipais, informando que irá propor, no Orçamento do Estado para 2020, uma rubrica com recursos para as corporações de bombeiros voluntários.  
 
O prefeito de São Sebastião do Caí, Clóvis Duarte, informou que o município já possuiu uma corporação de bombeiros voluntários há 24 anos e que a atuação deles é essencial para a segurança da cidade. Destacou que, em 2019, a união entre a Prefeitura, bombeiros voluntários e a comunidade viabilizou a compra de quatro caminhões e uma plataforma para atendimento de incêndio em prédios altos e precipícios.
 
O ex-deputado e prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, lembrou a importância da atuação dos bombeiros voluntários em episódios como a queda da ponte sobre o Rio Jacuí, entre Restiga Seca e Agudo, em 2010, que deixou cinco mortos. Ainda parabenizou a iniciativa de Weber.
 
Representando o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, o major Eduardo João Zaniol, disse que os bombeiros militares têm presença física em 94 cidades do RS, o que cobre 75% da população gaúcha. Também enalteceu a iniciativa da Frente Parlamentar e que a corporação está aberta para fortalecer a aproximação com os bombeiros voluntários.
 
O presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários (Voluntersul), Edson Rother, destacou a incerteza sobre o futuro dos bombeiros voluntários, citando a recente revogação por parte do governo do Estado do Decreto 37.313/1997, que tratava sobre o funcionamento dos serviços civis auxiliares de combate ao fogo, de prevenção de incêndios e de atividades de defesa civil.

“Com isso, ficamos um pouco à mercê e à deriva”, declarou. Para Rother, a Frente Parlamentar pode auxiliar os bombeiros voluntários na elaboração de uma legislação específica para trazer segurança jurídica para a atividade.
 
Também se manifestaram os deputados Adolfo Brito (PP), Vilmar Zanchin (MDB), Edson Brum (MDB) e Dalciso Oliveira (PSB). Ainda estiveram presentes os deputados Valdeci Oliveira (PT), Airton Lima (PL), Dr. Thiago Duarte (DEM), Ernani Polo (PP), Fábio Branco (MDB) e Neri, o Carteiro (Solidariedade), além de prefeitos, vereadores e bombeiros voluntários de diversos municípios gaúchos.

MAIS NOTÍCIAS