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Projeto Escolas Conectadas recebe prêmio da Unesco, bem no Dia Mundial dos Professores

Uergs participa do projeto desde o início, em 2013
13/10/2020 Ascom Uergs – Foto: Divulgação

O Projeto Escolas Conectadas, que tem a Uergs como uma das instituições parceiras, recebeu um prêmio internacional no dia 5 de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial dos Professores.

O prêmio Unesco-Hamdan bin Rashid Al-Maktoum para Prática e Performance Excepcional na Melhoria e Eficácia dos Professores foi criado em 2008 e esta foi a primeira vez que foi concedido a um projeto brasileiro.

A premiação internacional está relacionada à busca por uma educação inclusiva e de qualidade no cumprimento das metas do Educação para Todos, uma das prioridades da agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

O projeto “Escolas Conectadas: formação online de educadores” é dirigido a docentes e escolas de todo o país e está inserido no ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, em parceria com a Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN), Uergs, HardFun Studios, B&S Educação e Tencologia, entre outras instituições.

O objetivo é contribuir para a transformação da educação brasileira por meio da inovação educativa, qualificando as práticas. Para isso, são oferecidos cursos com quatro semanas de duração (50h e três atividades avaliativas). Parte desses cursos são mediados por docentes e estudantes da Uergs.

A Uergs participa do projeto desde o início, em 2013, quando era direcionado para a formação de professores do campo (Escolas Rurais Conectadas). A partir de 2016, a iniciativa se estendeu para o atendimento a educadores de áreas urbanas.

Em 2019, foram oferecidas 101 turmas, com três a oito edições de cada um dos 20 títulos do portfólio de cursos. Mais de 17 mil educadores concluíram uma ou mais ofertas formativas, tendo sido aprovados, com direito à certificação. A professora Juçara Bordin, da Uergs no Litoral Norte, é a responsável pela participação da Uergs no Projeto.

Os cursos abordam questões vivenciadas na educação, buscando auxiliar na construção de alternativas aos desafios que quem atua como docente encontra. Por isso, as teorias são experimentadas na prática da escola e da sala de aula, por educadores acompanhados de seus alunos.

As formações distribuídas em sete grandes eixos: Linguagens e Comunicação; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas, Cultura e Inclusão; Métodos Pedagógicos e Gestão da Sala de Aula; Competências Sócio-Relacionais; e Tecnologias Digitais. Os participantes contam com suporte técnico e pedagógico contínuo.

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