Notícias


Deputados Estaduais solicitam audiência pública para tratar sobre impacto dos javalis na agricultura

O pedido foi entregue em conjunto pelos deputados Edson Brum (MDB), Elton Weber (PSB) e Zé Nunes (PT)
08/10/2020 Assessoria de Imprensa Deputado Estadual Edson Brum / Melissa Bulegon – Foto: Andreas Lischka from Pixabay / Divulgação

A expansão dos javalis no Estado e o impacto na agricultura motivou a solicitação de uma audiência pública para tratar do assunto na Comissão de Agricultura Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa.

O pedido foi entregue em conjunto pelos deputados Edson Brum (MDB), Elton Weber (PSB) e Zé Nunes (PT) na quinta-feira, dia 8, durante reunião ordinária virtual do colegiado.

“Esta questão tem preocupado os nossos agricultores. O javali não é oriundo da região Sul e virou uma praga. É uma espécie invasora e tem prejudicado a nossa agricultura. O pessoal está deixando de plantar milho porque os javalis destroem todas as plantações”, alertou Brum, citando que recebeu relatos que o problema tem ocorrido nas regiões Nordeste, Centro e Campanha do RS.

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, o deputado sugeriu que entre os participantes da audiência seja convidada a superintendente do Ibama no RS, Cláudia Pereira da Costa. “Ela sempre foi parceira na busca por soluções. Vamos chamá-la para tentar resolver o processo e não dificultar. Já que o Ibama não caça e não prende os javalis, precisa autorizar e dar condições para que os demais possam fazê-lo”, completou Brum.


MAIS NOTÍCIAS